Recife segue os passos de São Paulo e quer ter app de viagem próprio

Câmara Municipal do Recife defende que a capital pernambucana tenha o seu app de viagem próprio, nos moldes do MobilizapSP.

A Câmara Municipal do Recife-PE defende a criação de um aplicativo de transporte que seja administrado pela gestão municipal, nos moldes do MobilizapSP, lançado neste mês pela prefeitura de São Paulo.

Vereadores pressionam prefeitura por app de viagem próprio no Recife

Na última segunda-feira (20), os vereadores aprovaram três requerimentos nesse sentido, que foram encaminhados a autoridades municipais, pedindo providências para a viabliziação de um app de viagem próprio. 

O  vereador Aderaldo Pinto (PSB) conseguiu aprovar três requerimentos de sua autoria, todos com enfoque nos aplicativos de transporte particular.

O de número 1968/2023 foi endereçado ao presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo Almeida; o de número 1969/2023, à presidente da autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira; e o 1970/2023, ao prefeito João Campos (PSB). 

Vereador Aderaldo Pinto é o autor dos requerimentos (Foto: Divulgação/Câmara Municipal do Recife)

Todos requerimentos pedem para providenciar “a implementação de um aplicativo de transporte particular que possa gerar concorrência no mercado e trazer mais segurança aos passageiros”.

Segundo o parlamentar, os três requerimentos pedem o lançamento de um aplicativo municipal de transporte privado de passageiros, “visando melhorar a situação dos motoristas com o aumento de sua receita e propiciando maiores gastos na nossa própria cidade, do cidadão com a melhoria da segurança e do próprio município com uma maior arrecadação nas taxas. Temos tecnologias para isso na própria Emprel e no Porto Digital”.

Aderaldo Pinto aponta que, até o presente, a prefeitura do Recife não pode regulamentar a chamada lei dos aplicativos de transporte (Lei Municipal nº 18.528/2018), pois a legislação ainda estaria sendo objeto de uma disputa judicial da Procuradoria Municipal contra os aplicativos. 

“Por isso, a Prefeitura ainda não está fazendo a fiscalização dos aplicativos como Uber e 99 Pop, por exemplo”, afirma.  O vereador acredita que se a lei já estivesse regulamentada, tanto a população quanto os profissionais que trabalham com os aplicativos, no Recife, poderiam ser beneficiados com a melhoria do serviço, a exemplo do que já ocorre no município de São Paulo.

O vereador cita o exemplo da prefeitura da capital paulista, que lançou recentemente o aplicativo MobilizapSP,  que visa trazer a concorrência aos aplicativos como o Uber.

Na opinião de Aderaldo Pinto, o novo app trará uma série de melhorias para os motoristas, para os usuários e também para a prefeitura, que receberá ganhos maiores advindos deste aplicativo pela concorrência. 

Cadastramento para passageiros do MobilizapSP já está aberto (Foto: SMT-SP)

Para o vereador, o usuário terá, por meio do aplicativo, ganhos também do ponto de vista da segurança, uma vez que o poder público municipal estará mais presente.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile