Recarregar carros elétricos em movimento? Conheça a Arena do Futuro

Os motoristas que viajam com carros elétricos costumam parar em eletropostos para recarregar as baterias. Mas já pensou se fosse possível recarregar carros elétricos em movimento? Esta é a proposta da Arena do Futuro. A pista foi anunciada pela Stellantis no mês passado. Para atingir o objetivo, foi usada uma tecnologia chamada DWPT.

Recarregar carros elétricos em movimento
Saiba mais sobre a Arena of the Future (Foto: Divulgação/Stellantis)

Tudo sobre a Arena do Futuro, que pode recarregar carros elétricos em movimento

Este circuito foi apresentado na cidade de Chiari, localizada na Itália. Estamos falando de  uma tecnologia que pode vir a ser bastante útil. O mercado de carros 100% elétricos vem crescendo em várias partes do mundo. Esta solução foi mostrada pelo grupo Stellantis, que tem como integrantes a Fiat, a Jeep e outras marcas, no último mês de junho.

Chamada de Arena of the Future (ou Arena do Futuro), a pista foi construída pela A35 Brebemi em colaboração com a Stellantis. A grande novidade dela é que ela traz uma tecnologia que permite recarregar carros elétricos em movimento sem a necessidade de fios (por indução).

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Recarregar carros elétricos em movimento
Arena of the Future (Foto: Divulgação/Stellantis)

Tudo isso é possível graças a tecnologia Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT). De acordo com a Stellantis, o DWPT é um sistema de bobinas localizadas sob o asfalto. Este sistema faz a transferência de energia diretamente veículos elétricos. Ou seja, elimina a necessidade de paradas em estações de carregamento.

Os interessados em contar com a tecnologia podem fazer a instalação de um receptor especial em seus veículos. No caso, o a energia da tecnologia será mandada diretamente para o motor elétrico do carro.

Com isso, o carro pode ter a autonomia aumentada e a carga da bateria será conservada. É importante ressaltar que esta Arena do Futuro” usa corrente continua (DC) para se alimentar, que possui diversas vantagens importantes.

A DWPT é considerada “uma das tecnologias destinadas a simplificar a abordagem do cliente em relação à mobilidade elétrica e, por fim, a responder de uma forma tangível aos requisitos para a descarbonização e a sustentabilidade ambiental no setor da mobilidade”.

Testes com um 500e

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Foi usado para os testes do sistema um Fiat 500 elétrico (500e). A Stellantis explica que um carro assim pode realizar viagens a velocidades típicas de estradas sem usar a energia da bateria. Além disso, a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o carro pode ser comparada com a eficiência dos postos de carregamento rápido

A empresa ainda diz que testes da intensidade do campo magnético mostram que não existe uma impacto sobre o motorista e passageiros.

Para mostrar a iminente participação da Maserati no projeto, foi usado um Grecale Folgore preparado para recolher dados e transmitir uma “análise de desempenho pormenorizada”. Lembrando que a empresa irá eletrificar toda a sua linha até 2025.

Anne-Lise Richard, Head da e-Mobility Business Unit global da Stellantis, disse em comunicado que “Trabalhando com este incrível grupo de parceiros, provamos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado.

Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, menos ansiedade com a autonomia do veículo, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos.”.

Maserati Grecale Folgore (Foto: Divulgação/Maserati)

O grupo Stellantis ainda fala da importância de tecnologias, como o 5G, a Internet das Coisas (IoT) e as soluções de aplicação baseadas em IA no projeto.

Lembrando que esta tecnologia, que permite recarregar carros elétricos em movimento, entrou para a lista das invenções mais importantes de 2021 da revista Time. Além disso, o sistema vem atraindo um interesse global para desenvolvimento comercial.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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