Recarga gratuita para carros elétricos? Veja como obter!
Com o passar dos anos e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil, as empresas vem buscando fórmulas para melhor atender os clientes.
Recentemente, por exemplo, a rede de estacionamentos Estapar e a Enel X (subsidiária da Enel) se juntaram para criar uma rede semipública de postos de recarga gratuita de veículos. Chamada de Ecovagas, o objetivo do projeto é incentivar o uso de veículos sustentáveis no Brasil.
Recarga gratuita para carros elétricos é oferecida pela Enel e Estapar
O acordo entre as duas companhias foi fechado no ano passado. O projeto prevê, então, a instalação de mais de 200 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium em todo o País. Atualmente, os postos da rede podem ser encontrados em 23 cidades brasileiras.
Eles estão espalhados por shoppings, aeroportos, hospitais, arenas. Alem disso, outros lugares que possuem estacionamentos administrados pela Estapar.
Enquanto isso, a Enel X é quem fica responsável pela parte dos carregadores. Segundo a empresa, os postos usam o plug Tipo 2 (padrão americano). Ou seja, a maioria dos veículos vendidos por aqui podem aproveitar do serviço.
A empresa de soluções energéticas aposta na tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Assim, os equipamentos utilizados oferecem um carregamento inteligente, de acordo com a empresa. Isso significa que os motoristas podem carregar 80% da bateria em 3 horas. Além disso, os motoristas podem usar o celular para consultar o mapa com as vagas disponíveis.
Outro ponto positivo do programa, por exemplo, são as parcerias realizadas com as montadoras. Até o momento, elas já possuem acordos com a Volvo e com o grupo Stellantis. No caso do grupo norte-americano, a ampliação das rede semipública de postos é um dos objetivos. Agora, uma das vantagens oferecidas para os clientes é a recarga gratuita dos veículos.
Mercado em alta
O projeto Ecovagas chega em um momento bastante importante para o mercado brasileiro. Nos últimos meses, por exemplo, já vimos diversos lançamentos de carros elétricos. Além disso, o mercado de vendas vive uma boa fase. Assim, atualmente, é possível encontrar desde veículos comuns até comerciais leves com a tecnologia.
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), quase 14 mil veículos foram emplacados no primeiro semestre. Um aumento de 84% com relação ao ano passado. Durante o último mês, foram 3.507 unidades.