Recarga gratuita para carros elétricos? Veja como obter!

carros elétricos
Ilustrativa (Foto: pixabay.com)

Com o passar dos anos e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil, as empresas vem buscando fórmulas para melhor atender os clientes.

Recentemente, por exemplo, a rede de estacionamentos Estapar e a Enel X (subsidiária da Enel) se juntaram para criar uma rede semipública de postos de recarga  gratuita de veículos. Chamada de Ecovagas, o objetivo do projeto é incentivar o uso de veículos sustentáveis no Brasil.

 

carros elétricos
Foto: Divulgação/Stellantis

Recarga gratuita para carros elétricos é oferecida pela Enel e Estapar

O acordo entre as duas companhias foi fechado no ano passado. O projeto prevê, então, a instalação de mais de 200 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium em todo o País. Atualmente, os postos da rede podem ser encontrados em 23 cidades brasileiras.

Eles estão espalhados por shoppings, aeroportos, hospitais, arenas. Alem disso, outros lugares que possuem estacionamentos administrados pela Estapar.

Enquanto isso, a Enel X é quem fica responsável pela parte dos carregadores. Segundo a empresa, os postos usam o plug Tipo 2 (padrão americano). Ou seja, a maioria dos veículos vendidos por aqui podem aproveitar do serviço.

A empresa de soluções energéticas aposta na tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Assim, os equipamentos utilizados oferecem um carregamento inteligente, de acordo com a empresa. Isso significa que os motoristas podem carregar 80% da bateria em 3 horas. Além disso, os motoristas podem usar o celular para consultar o mapa com as vagas disponíveis.

carros elétricos
Foto: Divulgação/Fiat

Outro ponto positivo do programa, por exemplo, são as parcerias realizadas com as montadoras. Até o momento, elas já possuem acordos com a Volvo e com o grupo Stellantis. No caso do grupo norte-americano, a ampliação das rede semipública de postos é um dos objetivos. Agora, uma das vantagens oferecidas para os clientes é a recarga gratuita dos veículos.

Mercado em alta

carros elétricos
Foto: Divulgação/Nissan
Foto: Divulgação/BYD

O projeto Ecovagas chega em um momento bastante importante para o mercado brasileiro. Nos últimos meses, por exemplo, já vimos diversos lançamentos de carros elétricos. Além disso, o mercado de vendas vive uma boa fase. Assim, atualmente, é possível encontrar desde veículos comuns até comerciais leves com a tecnologia.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), quase 14 mil veículos foram emplacados no primeiro semestre. Um aumento de 84% com relação ao ano passado. Durante o último mês, foram 3.507 unidades.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar