Recarga gratuita para carros elétricos? Veja como obter!

carros elétricos
O Ecovagas chega para aumentar a oferta de pontos de recarga para carros elétricos (Foto: pixabay.com)

Com o passar dos anos e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil, as empresas vem buscando fórmulas para melhor atender os clientes.

Recentemente, por exemplo, a rede de estacionamentos Estapar e a Enel X (subsidiária da Enel) se juntaram para criar uma rede semipública de postos de recarga  gratuita de veículos. Chamada de Ecovagas, o objetivo do projeto é incentivar o uso de veículos sustentáveis no Brasil.

 

carros elétricos
Foto: Divulgação/Stellantis

Recarga gratuita para carros elétricos é oferecida pela Enel e Estapar

O acordo entre as duas companhias foi fechado no ano passado. O projeto prevê, então, a instalação de mais de 200 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium em todo o País. Atualmente, os postos da rede podem ser encontrados em 23 cidades brasileiras.

Eles estão espalhados por shoppings, aeroportos, hospitais, arenas. Alem disso, outros lugares que possuem estacionamentos administrados pela Estapar.

Enquanto isso, a Enel X é quem fica responsável pela parte dos carregadores. Segundo a empresa, os postos usam o plug Tipo 2 (padrão americano). Ou seja, a maioria dos veículos vendidos por aqui podem aproveitar do serviço.

A empresa de soluções energéticas aposta na tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Assim, os equipamentos utilizados oferecem um carregamento inteligente, de acordo com a empresa. Isso significa que os motoristas podem carregar 80% da bateria em 3 horas. Além disso, os motoristas podem usar o celular para consultar o mapa com as vagas disponíveis.

carros elétricos
Foto: Divulgação/Fiat

Outro ponto positivo do programa, por exemplo, são as parcerias realizadas com as montadoras. Até o momento, elas já possuem acordos com a Volvo e com o grupo Stellantis. No caso do grupo norte-americano, a ampliação das rede semipública de postos é um dos objetivos. Agora, uma das vantagens oferecidas para os clientes é a recarga gratuita dos veículos.

Mercado em alta

carros elétricos
Foto: Divulgação/Nissan
Foto: Divulgação/BYD

O projeto Ecovagas chega em um momento bastante importante para o mercado brasileiro. Nos últimos meses, por exemplo, já vimos diversos lançamentos de carros elétricos. Além disso, o mercado de vendas vive uma boa fase. Assim, atualmente, é possível encontrar desde veículos comuns até comerciais leves com a tecnologia.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), quase 14 mil veículos foram emplacados no primeiro semestre. Um aumento de 84% com relação ao ano passado. Durante o último mês, foram 3.507 unidades.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar