Recall: Toyota Corolla é convocado por dois problemas diferentes
A Toyota anunciou mais um recall para o Corolla no Brasil. Dessa vez a convocação é para dois problemas diferentes.
A Toyota anunciou mais um recall para o Corolla no Brasil. Dessa vez a convocação é para dois problemas diferentes. O primeiro está relacionado a um problema na programação do câmbio. Já o segundo é por conta – mais uma vez – dos airbags “mortais” da Takata.
Recall no câmbio
Neste caso, estão convocados os modelos GLi 1.8 CVT. Foram chamados os modelos produzidos entre outubro de 2013 e agosto de 2017. Segundo a montadora, a programação incorreta da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) pode ocasionar o mau funcionamento da válvula solenoide da transmissão. Isso pode causar um erro de leitura do câmbio, que limitará a velocidade em 60 km/h.
LEIA MAIS: Recall: HB20 e HB20S são chamados por problema no freio
Toyota Corolla 2019 chega às concessionárias; veja evolução do modelo
A campanha será realizada em uma única etapa e terá início em 16 de abril de 2018 para realizar a reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) da Transmissão CVT e, caso necessário, efetuar o reparo do câmbio.
Modelos convocados
Abaixo, veja todos os veículos convocados.
Modelo | Data de fabricação | Chassis envolvidos | |
Código alfanumérico | Últimos 8 dígitos do chassi | ||
Corolla GLi 1.8 automático CVT |
31/10/2013 a 11/08/2017 | 9BRBL3HE* | J0104446 – J0125110 |
9BRBLWHE* | F0001003 – H0104445 |
Airbags ‘mortais’
A segunda convocação envolve os modelos da geração anterior do sedã. Os Corollas fabricados em 2013 estão convocados para a substituição do airbag do lado do passageiro. Esta é mais uma etapa de substituição das bolsas infláveis da Takata. Confira abaixo a lista dos sedãs que precisam efetuar a troca.
Modelo | Data de fabricação | Chassis envolvidos | |
Código alfanumérico | Últimos 8 dígitos do chassi | ||
Corolla | 07/01/2013 a 20/12/2013 | 9BRBD48E* | D2602000 – E2642203 |
9BRBL42E* | D4759577 – E4789205 |
—
Na galeria, veja outros modelos que foram convocados nos últimos meses.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.