Recall da Toyota convoca RAV4 por problema no airbag

Um recall da Toyota foi anunciado nesta quinta-feira (22) e envolve o modelo RAV4. A marca japonesa anunciou que 235 unidades do SUV...

Um recall da Toyota foi anunciado nesta quinta-feira (22) e envolve o modelo RAV4. A marca japonesa anunciou que 235 unidades do SUV, fabricadas entre 12/06/1998 e 31/08/1999, precisam comparecer a uma concessionária da marca para a análise e eventual substituição do airbag do motorista.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Recall da Toyota

Segundo o comunicado da fabricante, o sistema do airbag do lado do motorista dos veículos envolvidos contém uma peça denominada deflagrador, na qual se constatou a possibilidade de degradação da substância propelente após longos períodos de exposição dos veículos a alta umidade relativa do ar.

A degradação do componente químico contido no deflagrador torna a bolsa inflável do esquerdo mais suscetível de romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a deflagração lenta do airbag ou ainda o rompimento do deflagrador.

LEIA MAIS: Recall da Volvo chama modelos por problemas no cinto e no limpador de para-brisa

Recall da BMW convoca veículos eletrificados por risco de curto-circuito na bateria

Em caso de uma colisão frontal, pode ocorrer a ruptura inadequada do airbag e, consequentemente, danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais ao motorista e demais ocupantes do veículo.

A partir de 26 de outubro de 2020 a Toyota realizará a inspeção e eventual substituição do deflagrador do sistema de airbag do lado esquerdo (lado motorista).

O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente uma hora.

Modelos convocados

A seguir, veja os carros envolvidos no recall da Toyota.

Na galeria, veja outros modelos convocados para recall nos últimos meses.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile