Recall da Nissan convoca Sentra, Frontier e Pathfinder por problema no airbag
Um recall da Nissan foi anunciado nesta semana. A montadora convoca os modelos Frontier, produzidos entre 8/2007 e 3/2008, Pathfinder...
Um recall da Nissan foi anunciado nesta semana. A montadora convoca os modelos Frontier, produzidos entre 8/2007 e 3/2008, Pathfinder, fabricados entre 10/2001 e 10/2004, e Sentra, construídos entre 1/2004 e 7/2006. Os três veículos podem apresentar problemas no airbag, por isso estão convocados e devem ser levados a uma concessionária da marca.
Recall da Nissan
Segundo a fabricante, os veículos precisam substituir o gerador de gases do airbag. Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador pode resultar em uma pressão excessiva e acarretar em sua ruptura. Com isso, pode ocorrer a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo.
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No caso de Pathfinder e Sentra, é necessário uma nova substituição do gerador de gases do airbag do passageiro que já foram trocados em campanhas anteriores. No caso da Frontier, o problema é na bolsa do condutor.
Veículos convocados
Na galeria, confira os veículos convocados na campanha da Nissan.
Substituição do Gerador de Gases do Airbag | |||||
Modelo |
Intervalo de chassi |
Fabricação |
Unidades convocadas |
Gerador de Gases |
País de origem |
Frontier |
MNTVCUD4086000007 a |
Ago/2007 a Mar/2008 |
4.844 |
Motorista |
Tailândia |
Pathfinder |
JN1VDWR502W000104 a JN1VDWR505W300131 não sequenciais |
Out/2001 a Out/2004 |
55 |
Passageiro |
Japão |
Sentra |
3N1CB51D05L503983 a 3N1CB51D47L450613 não sequenciais |
Jan/2004 a Jul/2006 |
124 |
Passageiro |
México |
O tempo estimado de reparo é de 1 hora, o serviço é gratuito e poderá ser agendado a partir de 20 de janeiro, entre 8h e 18h em uma concessionária. Para mais informações, a marca disponibiliza o telefone 0800 011 1090 e seu site.
Recalls exóticos
Por mais que a Nissan não informe, as características informadas pela marca batem com os problemas dos airbags mortais da Takata. Na galeria, relembre este caso e alguns outros que deram o que falar.
- Fiat Tipo: depois que algumas unidades pegaram fogo sozinhas, a Fiat convocou um recall para substituir o tubo convergedor de ar quente do motor. Mesmo com a manutenção, alguns veículos continuaram pegando fogo, e foi preciso fazer um segundo chamado para consertar vazamentos de fluido da direção hidráulica, já que o líquido vazava pelo escapamento e provocava os incêndios
- Fiat Tipo | Foto: Divulgação
- Ford Pinto: o veículo, que foi barrado no Brasil por conta do nome sugestivo, protagonizou um recall polêmico nos Estados Unidos. Se o carro sofresse uma colisão traseira, o tanque de gasolina podia quebrar e causar uma explosão. Antes de colocar o modelo no mercado, a Ford já sabia do problema, mas fez as contas e percebeu que indenizar possíveis mortes e casos de queimaduras sairia bem mais barato do que regularizar a linha de produção. No final, depois de mortes e ferimentos graves, a montadora convocou as unidades para recall e teve que pagar milhões em indenizações | Foto: 2000Scooby via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Ford Pinto | Foto: France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA
- Citroën C3 Picasso: em 2011, 22 unidades da Inglaterra foram chamadas para recall por conta de um motivo um tanto o quanto exótico: quando o passageiro da frente pisava com força no assoalho do carro, era possível acionar o sistema de frenagem sem querer. Isso acontecia porque as versões inglesas tinham os volantes e pedais migrados para o lado direito da cabine, mas o mecanismo continuava passando por baixo do forro do assoalho da parte esquerda (do passageiro). A solução foi reforçar o isolamento dos fios | Foto: RL GNZLZ via VisualHunt / CC BY-SA
- Citroën C3 Picasso | Foto: RL GNZLZ via VisualHunt.com / CC BY-SA
- Mercedes-Benz Classe A: durante seu lançamento mundial em 1997, o modelo capotou quando participava do “teste do desvio do alce”. Para evitar que a situação se repetisse, a montadora implantou um sistema eletrônico de estabilidade e fez mudanças na suspensão sem alterar o valor final do carro | Foto: Carlos Octavio Uranga via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- Mercedes-Benz Classe A | Foto: Carlos Octavio Uranga via Visual hunt / CC BY-NC-ND
- Airbags mortais: Ao menos 16 pessoas morreram por conta das bolsas infláveis defeituosas da empresa japonesa Takata. Os itens projetaram fragmentos contra os ocupantes. O escândalo foi revelado em 2014 e já atingiu grandes montadoras, como Honda, Toyota, BMW e General Motors, que precisaram realizar convocações para recall de seus carros | Foto: Divulgação
- Honda foi uma das atingidas pelos Itens defeituosos da Takata | Foto: Divulgação
- Toyota Corolla: a má fixação do tapete do carro fazia o item deslizar e travar o pedal de aceleração do veículo. Algumas unidades aceleraram sozinhas e causaram acidentes graves. A Toyota convocou mais de 100 mil unidades brasileiras para fazer manutenções no sistema de fixação dos tapetes e explicar a forma ideal de posicioná-los | Foto: Divulgação
- Toyota Corolla | Foto: Divulgação
- Ford F-150 (Foto: Divulgação)
- Ford F-150 | Foto: Divulgação
- Chevrolet Sonic: logo após o lançamento do modelo nos Estados Unidos, a GM percebeu que mais de quatro mil unidades saíram de fábrica sem as pastilhas de freio. A falha afetava o desempenho do carro e virou motivo de recall | Foto: Divulgação
- Chevrolet Sonic | Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox: mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil contavam com um defeito que decepava a ponta dos dedos das pessoas que tentavam rebater os bancos do carro. Isso porque o sistema era um pouco “arisco” e funcionava como uma guilhotina. A montadora convocou o recall, modificou o sistema e incluiu avisos indicando a maneira correta de posicionar as mãos e os dedos durante a ação | Foto: Divulgação
- Volkswagen Fox | Foto: Divulgação
- Chevrolet Saturn Ion, Pontiac Pursuit, Pontiac G5, Cobalt, Saturn Ion, HHRs, Pontiac Solstice e Saturn Sky: outro caso polêmic é o recall de mais de um milhão de unidades da GM nos Estados Unidos. A montadora demorou mais de 10 anos para divulgar que os veículos tinham um defeito na ignição. A falha está relacionada a cerca de 13 mortes acidentais e rendeu uma multa de US$ 35 milhões à empresa norte-americana | Foto: Divulgação
- Chevrolet Cobalt | Foto: Divulgação
- Fiat Stilo: algumas unidades fabricadas entre 2004 e 2010 tinham um defeito que podia causar a soltura das rodas traseiras durante a condução. Depois do registro de acidentes, a Fiat convocou um recall imediato para substituir o conjunto do cubo da roda. A montadora ainda teve que pagar uma multa de R$ 3 milhões por colocar um produto com defeito de fabricação no mercado | Foto: Divulgação
- Fiat Stilo | Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.