Recall da Mitsubishi convoca ASX e Outlander por problema grave

Recall da Mitsubishi
ASX também foi convocado |Foto: Divulgação/Mitsubishi

Um recall da Mitsubishi foi anunciado pela marca japonesa na última semana. Comunicado pelo Procon-SP, o chamado envolve os modelos ASX (2016 e 2017) e Outlander (2016).

Recall da Mitsubishi
Outlander é um dos modelos envolvidos |Foto: Divulgação/Mitsubishi

Recall da Mitsubishi

Assim como qualquer recall, este anunciado pela Mitsubishi e HPE – que é a representante oficial dos japoneses – requer bastante atenção dos proprietários em relação ao defeito detectado.

Isso porque, de acordo com o comunicado, o problema é no sistema de freios dos modelos. Por conta de uma vedação inadequada do eixo da pinça do freio traseiro, há o risco de acontecer uma infiltração de umidade no interior da pinça.

Dessa forma, pode acontecer a oxidação do eixo, que por sua vez prejudica o funcionamento correto do freio de estacionamento.

Por conta disso, há o risco de que o carro se movimente mesmo com o freio de mão acionado, o que pode causar acidentes.

Veículos envolvidos

Abaixo, veja a relação dos veículos envolvidos neste recall da Mitsubishi. Entretanto, a marca e o grupo HPE não informaram a data de fabricação dos carros envolvidos. Por isso só tem as informações do ano de fabricação e dos números finais dos chassis, cuja ordem é não sequencial.

Mitsubishi ASX

Recall da Mitsubishi
ASX também foi convocado |Foto: Divulgação/Mitsubishi
  • Ano de fabricação: 2016 a 2017
  • Chassis finais (não sequenciais): de HCH31861 até HCH32438

Mitsubishi Outlander

Recall da Mitsubishi
Outlander é um dos modelos envolvidos |Foto: Divulgação/Mitsubishi
  • Ano de fabricação: 2016
  • Chassis finais (não sequenciais): de GZA02230 até GZA06111

Caso seja proprietário de um carro envolvido neste recall, a Mitsubishi solicita que seja feito o agendamento do reparo junto a uma concessionária.

Será necessário realizar uma inspeção para verificar se é preciso trocar a pinça do freio traseiro. Para agendamento e informações, a marca disponibiliza o telefone 0800 702 0404 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h), e o seu site.

Veja os últimos recalls anunciados no Brasil

Mudança na lei

Vale lembrar que a questão do recall foi modificada na nova lei de trânsito. De acordo com a última determinação, o não comparecimento a uma convocação de recall pode impedir o licenciamento do veículo.

O proprietário tem o prazo de um ano para realizar o reparo obrigatório. E enquanto ele não for feito, o carro não consegue a liberação, já que o recall é uma medida de segurança.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar