Recall da Honda convoca a moto X-ADV por problema no módulo de controle da transmissão e motor
Um problema na sub-fiação da PCM (Módulo de Controle da Transmissão e Motor) fez com que um recall da Honda para a X-ADV fosse aberto no Brasil. Os proprietários das motocicletas fabricadas entre outubro de 2017 e abril de 2018 devem levar os veículos à uma concessionária a partir de 26 de dezembro.
Segundo a Honda, o defeito pode causar o aquecimento da PCM, por estar próxima ao motor. Isso pode causar limitações no funcionamento do veículo, acendendo a luz de injeção eletrônica no painel e entrando em modo de segurança com a impossibilidade de troca de marchas. Caso a motocicleta continue sendo utilizada nessas condições, poderá ocorrer seu desligamento.
Números finais dos chassis dos modelos convocados |Divulgação
A dirigibilidade poderá ser afetada e, dependendo das condições de pilotagem no momento da ocorrência, os condutores serão expostos a uma situação de risco de queda, podendo causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros.
A substituição é gratuita e deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada. Para mais informações, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento, no telefone 0800-055-2221 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – horário de Brasília) ou consultar o site.
—
A seguir, relembre os principais recalls de 2018.
Audi A4 Sedan e Avant: foram chamados por um problema na fixação do para-brisa. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2rkJkHx |Foto: Divulgação
Como os frisos dos Audi A4 e A5 poderiam se soltar, ambos foram convocados para um recall. o texto completo está aqui: https://bit.ly/2BPyYp7 |Foto: Divulgação
Audi R8: um problema no tubo de ventilação do respiro da transmissão fez com que o esportivo alemão fosse chamado para recall. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2G0sg3P |Foto: Divulgação
BMW Motorrad convocou as motos G 310 R e G 310 GS por um problema no descanso lateral. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SqmpGr |Foto: Divulgação
BMW M5: um problema no sensor do nível de combustível fez com que o BMW M5 fosse convocado para recall. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2APfEGX |Foto: Divulgação
BMW Série 5, X5 e X6 foram chamados por um defeito na bomba de refrigeração do turbocompressor. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QagYij |Foto: Divulgação
Diversos modelos da BMW foram chamados por um defeito no sensor de monitoramento das rotações. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2PgYE1r |Foto: Divulgação
Chevrolet Equinox: o SUV foi chamado por uma falha nos freios. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2APyjSR |Foto: Divulgação
Dodge Journey e Jeep Compass foram convocados por problema nos freios (https://bit.ly/2UbMURy) e por um defeito na central de injeção eletrônica (https://bit.ly/2QGjBYF) |Foto: Divulgação
Fiat Grand Siena, Palio e Uno foram convocados por conta de problemas nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrLaSI |Foto: Divulgação
Fiat Cronos, Argo, Palio Weekend, Grand Siena, Uno, Mobi, Palio e Strada foram chamados por um problema no seletor de marchas. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2AQt7hO |Foto: Divulgação
Fiat Uno, novo Palio e Grand Siena foram convocados por problema nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2RyYS5Y |Foto: Divulgação
Fiat Palio Weekend, Uno, Argo, Mobi, Toro, Grand Siena, Strada e Fiorino: foram convocados por um defeito nos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SnUIOm |Foto: Divulgação
Caminhão da Ford, o Cargo 816 também tinha um defeito no sistema de direção. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2zHhmdL |Foto: Divulgação
Ford Edge e Fusion: foram chamados por um defeito na mangueira de freio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2E1Mh7F |Foto: Divulgação
A Ford Ranger foi envolvida em dois recalls até aqui, ambos por conta dos airbags mortais da Takata. Os modelos do primeiro são 2005 e 2006 (https://bit.ly/2Uf2Gv9). No segundo, foi a vez dos modelos fabricados entre 2005 e 2012 (https://bit.ly/2Sr0KOk) |Foto: Divulgação
Ford Fusion foi chamado porque seu volante poderia se soltar. Os detalhes deste recall bizarro estão aqui: https://bit.ly/2QCcmAA |Foto: Divulgação
Alguma motos da Harley-Davidson foram convocadas por problemas no fluido de freio (https://bit.ly/2oCNuK6) e por um defeito no sistema de embreagem hidráulica (https://bit.ly/2QdVvEQ) |Foto: Divulgação
Honda CRF 1000L Africa Twin foi convocada por conta de um problema no cavalete central. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrLUHu |Foto: Divulgação
Honda Fit, City e Gold Wing foram convocados por conta dos airbags da Takata. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2ALODEi |Foto: Divulgação
A dupla Honda Fit e City foi convocada por conta dos airbags mortais da Takata. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2riyMJ9 |Foto: Divulgação
Hyundai Azera e Sonata: os sedãs foram chamados por problemas nos freios ABS. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Ud7Qrr |Foto: Divulgação
Hyundai Santa Fe: o SUV foi chamado porque seu volante poderia se soltar durante a condução. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Pfp3wN |Foto: Divulgação
Jeep Compass e Renegade: foram convocados por problema no sistema de ignição e injeção de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2EgAK5c |Foto: Divulgação
Diversos modelos do grupo FCA, como o Jeep Compass, o Dodge Journey e o Fiat Freemont, foram chamados por falha no piloto automático. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FW7jqU |Foto: Divulgação
Jeep Cherokee: foi convocado por problema na suspensão traseira. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2Qy98hx |Foto: kenjonbro on Visual Hunt / CC BY-NC
Algumas motos da Kawasaki foram convocadas por conta de um problema no sistema de transmissão. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FZmxvf |Foto: Divulgação
Kia Carnival: a van coreana foi convocada por conta de um problema no sistema de sua porta automática. Os detalhes estão aqui: (https://bit.ly/2FYHuXa) |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Vogue e Sport foram convocados por conta de uma falha no painel de instrumentos. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2UdpZVZ |Foto: Divulgação
Land Rover Velar: foi convocado por conta de uma falha no climatizador. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2BR33EV |Foto: Divulgação
Quase 200 unidades do Lexus NX 200t foram convocadas por conta de um problema no airbag. O defeito pode fazer com que as bolas infláveis não sejam acionadas em caso de acidente. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2Qf7lyP |Foto: Divulgação
Algumas versões do Mercedes-Benz GLC foram chamadas por um defeito nos cintos de segurança traseiros. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zIobf8 |Foto: Divulgação
Diversos SUVs da Mercedes-Benz foram chamados por risco de incêndio. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QAA8NB |Foto: Divulgação
Diversas versões do Mercedes-Benz Classe C foram convocados nos últimos meses. Em agosto, o motivo foi um problema na caixa de direção (https://bit.ly/2BOCoZg). No mês seguinte, foi por conta de um problema nos cintos de segurança (https://bit.ly/2RzgJd8) e no sistema elétrico (https://bit.ly/2EcV6fC) |Foto: Divulgação
Até mesmo o Mercedes-Benz Classe C Cabriolet foi convocado. Seu problema foi na vedação das janelas. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2SrY5DQ |Foto: Divulgação
Mini Cooper Countryman foi chamado por risco de incêndio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QdTNU4 |Foto: Divulgação
Nissan Tiida: foi chamado por conta de problemas no airbag. o texto completo está aqui: https://bit.ly/2rkx5uQ |Foto: Divulgação
Nissan Versa e March: foram convocados por um problema no interruptor do sistema de ignição. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2BRe2yl |Foto: Divulgação
Nissan Kicks e Versa: a dupla foi convocada por problema no banco do passageiro. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2KSZBMN |Foto: Divulgação
Peugeot 308 e 408: a dupla foi chamada por conta de um problema com a manta do isolamento acústico do capô. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QbHjMU |Foto: Divulgação
Peugeot 3008: foi convocado por conta de um vazamento de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2FX6RIP |Foto: Divulgação
RAM 2500: foi convocada por problema no câmbio. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QdIfAm |Foto: Divulgação
Subaru chamou o Legacy e o Outback por uma falha no sistema de freio eletrônico. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2G0FMVj |Foto: Divulgação
Subaru Outback foi chamado por um problema no software do computador de bordo. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2EcLVvQ |Foto: Divulgação
Alguns modelos da Subaru, como o Impreza Sedan, o XV e o Forester foram convocados por um problema que pode desligar o veículo durante a condução. Todos os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2rsvcfH |Foto: Divulgação
Algumas motos da Suzuki foram chamadas por conta de um problema no anel de vedação da bomba de combustível. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zHhNEV |Foto: Divulgação
O módulo da injeção eletrônica foi o responsável por um recall envolvendo as motos da Triumph. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2QvX2Wu |Foto: Divulgação
Líder absoluto da sua categoria, o Toyota Corolla foi convocado por conta dos airbags mortais da Takata e por um defeito no câmbio (https://bit.ly/2Qf8gPN), além de outro chamado por um problema no airbag do passageiro (https://bit.ly/2UgaPiE) |Foto: Divulgação
Toyota Prius: híbrido foi chamado por risco de incêndio. Os detalhes estão aqui: https://bit.ly/2QyouCJ |Foto: Divulgação
VW Golf: foi chamado por um problema no freio de estacionamento. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2EgGWtY |Foto: Divulgação
Problemas no eixo e nos vidros fizeram com que o VW Passat fosse chamado para recall. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2RtpLbG |Foto: Divulgação
VW Tiguan, Gol, Voyage e Up foram chamados por problemas na suspensão e nos airbags. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2zFVEaa |Foto: Divulgação
Apenas uma unidade do VW Tiguan foi chamada por conta de um problema nos amortecedores traseiros. O texto completo está aqui: https://bit.ly/2E2oswy |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.