Recall: BMW e Renault convocam veículos para reparos no Brasil

BMW e Renault estão com campanhas de recall aberas no Brasil. Os motivos para as convocações, entretanto, são completamente diferentes. A marca alemã está chamando proprietários por conta de problemas nos airbags, enquanto que a francesa convocou seus veículos por causa de uma má fixação no eixo traseiro.

No caso da Renault, o recall atinge os modelos Sandero, Logan, Duster e Oroch. É necessária a verificação e/ou substituição dos parafusos do eixo traseiro e do braço dianteiro do motor, que fixam os elementos da suspensão dianteira. Foi detectada possibilidade de falha de aplicação do torque de aperto dos parafusos, que pode ocasionar uma deformação ou, nos casos mais severos, até a ruptura dos parafusos, podendo gerar uma perda das características originais de dirigibilidade.

A convocação envolve um total de 24.814 unidades (13.559 Sandero, 5.111 Logan, 4.237 Duster e 1.907 Duster Oroch), fabricadas entre 3 de agosto e 29 de setembro de 2016.

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Entenda o recall

Os chassis dos veículos Sandero envolvidos vão de GJ482682 a GJ601778 e de HJ246861 a HJ601818 nas versões Authentique, Expression, Dynamique, Stepway, Vibe, GT Line e R.S. 2.0. Os chassis dos veículos Logan que fazem parte do recall vão de GJ481696 a GJ556423 e de HJ301482 a HJ579345 nas versões Authentique, Expression e Dynamique.

Os chassis dos veículos Duster envolvidos vão de HJ246871 a HJ600336 nas versões Expression e Dynamique. E os chassis dos veículos Duster Oroch que fazem parte do recall vão de HJ246869 a HJ589223 e JJ582317 nas versões Expression e Dynamique.

BMW

A montadora bávara pede para que proprietários dos veículos 320i, 323i, 325i, 325i Coupé, 330i, 330i Cabrio, 525i, 530i, 540i, 540i M Sport, M3, M5 e X5 3.0i e X5 4.4i, fabricados entre 2 de junho de 2000 e 31 de janeiro de 2003, a comparecerem a uma concessionária autorizada da marca para a verificação do airbag do motorista e, se necessário, substituição do componente gratuitamente.

Segundo a empresa, nenhum dos modelos foi fabricado com problemas nas bolsas infláveis, mas pode ser que em caso de substituições do conjunto alguma unidade tenha sido afetada. Por isso, recomenda a verificação. Veja na tabela os chassis não sequenciais que estão envolvidos.

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Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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