Range Rover comemora 45 anos
Primeiro modelo da marca foi apresentado em 1970 e chegou a ser exposto como “obra de arte”
O Range Rover, SUV da Land Rover, está comemorando 45 anos esta semana. Em sua quarta geração, ele foi o primeiro veículo da história a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França. Icônico, hoje é vendido em 170 países e está disponível para compra no Brasil sob encomenda por R$ 920.900.
O modelo revolucionou a indústria automobilística ao unir o luxo e a sofisticação, até então restritos aos sedãs, com capacidade e características off-road. A geração de estréia tinha apenas duas portas e motor V8 em alumínio, a gasolina, com tração integral e freios a disco nas quatro rodas. A versão com quatro portas veio em 1981 e o câmbio automático foi introduzido em 1982. Quatro anos depois foi a vez do motor a diesel.
Em 1994, a Land Rover apresentou a segunda geração do utilitário esportivo. Com o codinome de P38a – dado por conta de o modelo ser produzido na unidade 38A da fábrica de Solihull, no Reino Unido – ela recebeu interior mais luxuoso e passou a contar com suspensão com ajuste de altura.
Por fora, o visual remetia diretamente à primeira, principalmente na silhueta, no “teto flutuante” nos vincos do capô e nas linhas laterais, características que estão presentes até nas versões atuais. O veículo ainda recebeu uma nova gama de motores com opções a diesel de 2.5 e os a gasolina que variavam entre 3,9 e 4,6 litros.
Em 1999, a série especial Linley foi produzida contendo equipamento de navegação por satélite e sistema de TV. A edição é rara, já que apenas 10 unidades foram fabricadas e vendidas por 100 mil libras (cerca de R$ 485 mil na cotação atual).
A chegada da terceira geração do Range Rover foi em 2001. Mais espaçoso, o SUV contava com tela Dual View e painel de instrumentos virtual e interativo. Em 2005, o modelo já tinha motor 4.2 V8 a gasolina e, um ano depois, propulsores movidos a diesel TDV8 também estavam disponíveis.
Versão atual
Custando R$ 920.900, a configuração mais recente tem estrutura de alumínio e é 420 kg mais leve que sua antecessora. Para a Land Rover, o automóvel representa o ápice do luxo desde que começou a ser produzido.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.