Range Rover comemora 45 anos

Primeiro modelo da marca foi apresentado em 1970 e chegou a ser exposto como “obra de arte”

O Range Rover, SUV da Land Rover, está comemorando 45 anos esta semana.  Em sua quarta geração, ele foi o primeiro veículo da história a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, na França. Icônico, hoje é vendido em 170 países e está disponível para compra no Brasil sob encomenda por R$ 920.900.

06rangeroverpressdemofalmouth-1970_LowRes

Primeiro modelo nasceu em 1970 | Foto: Divulgação

O modelo revolucionou a indústria automobilística ao unir o luxo e a sofisticação, até então restritos aos sedãs, com capacidade e características off-road. A geração de estréia tinha apenas duas portas e motor V8 em alumínio, a gasolina, com tração integral e freios a disco nas quatro rodas. A versão com quatro portas veio em 1981 e o câmbio automático foi introduzido em 1982. Quatro anos depois foi a vez do motor a diesel.

Em 1994, a Land Rover apresentou a segunda geração do utilitário esportivo. Com o codinome de P38a ­– dado por conta de o modelo ser produzido na unidade 38A da fábrica de Solihull, no Reino Unido – ela recebeu interior mais luxuoso  e passou a contar com suspensão com ajuste de altura.

Por fora, o visual remetia diretamente à primeira, principalmente na silhueta, no “teto flutuante” nos vincos do capô e nas linhas laterais, características que estão presentes até nas versões atuais. O veículo ainda recebeu uma nova gama de motores com opções a diesel de 2.5 e os a gasolina que variavam entre 3,9 e 4,6 litros.

Em 1999, a série especial Linley foi produzida contendo equipamento de navegação por satélite e sistema de TV. A edição é rara, já que apenas 10 unidades foram fabricadas e vendidas por 100 mil libras (cerca de R$ 485 mil na cotação atual).

A chegada da terceira geração do Range Rover foi em 2001. Mais espaçoso, o SUV contava com tela Dual View e painel de instrumentos virtual e interativo. Em 2005, o modelo já tinha motor 4.2 V8 a gasolina e, um ano depois, propulsores movidos a diesel TDV8 também estavam disponíveis.

Versão atual

Custando R$ 920.900, a configuração mais recente tem estrutura de alumínio e é 420 kg mais leve que sua antecessora. Para a Land Rover, o automóvel representa o ápice do luxo desde que começou a ser produzido.

VEJA MAIS FOTOS

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA