Ram Classic 2023 vende 1.465 unidades na noite do lançamento oficial

Após ser lançada numa live realizada às 18h, a Ram Classic 2023 teve 1.465 unidades vendidas na noite desta quinta-feira (15).

Após ser lançada numa live realizada às 18h, a Ram Classic 2023 teve 1.465 unidades vendidas na noite desta quinta-feira (15). O volume corresponde ao total previsto pela marca de picapes premium para todo o ano de 2022 no mercado brasileiro.

O sucesso instantâneo não é novidade para a Ram. Em março deste ano, a marca havia vendido 1.109 unidades da Ram 3500 em apenas 5 horas. Em maio de 2021, a Ram 2500 Rodeo levou 10 horas para esgotar o lote único de 100 unidades. E a Ram 1500 Rebel teve a mesma quantidade comercializada em 18 horas, em dezembro de 2020.

Saiba tudo sobre a Ram Classic 2023

Ram Classic 2023 (Foto: Divulgação/Stellantis)

Considerada a nova porta de entrada da marca no Brasil, a Ram Classic 2023 chegou ao mercado brasileiro com preços partindo de R$ 349.990. “A Ram Classic representa outro passo no nosso processo de expansão no País”, aponta Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic tem a Laramie como a primeira versão disponível no Brasil. Até o final do ano, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.

As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie – que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. 

Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright ou Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Motorização

O motor HEMI da Ram Classic 2023 (Foto: Divulgação/Stellantis)

Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic 2023 é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. Segundo sua ficha técnica, o motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 56,7 kgf.m a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.

Com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o HEMI acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição. Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor traz tecnologias que visam à economia de combustível.

Transmissão moderna e robusta

A Ram Classic 2023 é equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central.

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.

Design clássico

O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend, em 1994.

Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

Tecnologia e conforto

(Foto: Divulgação/Stellantis)

O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento típicos da marca e uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento.

A central multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de 8,4” e conta com sistema de navegação embarcado e conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência completa o entretenimento a bordo.

O quadro de instrumentos traz seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”.

Amplo espaço para cargas

Caçam com 1.424 litros de capacidade (Foto: Divulgação/Stellantis)

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile