Ram Classic 2023 estreia em setembro e terá o V8 mais barato do país
A Ram Classic 2023 é a nova picape de entrada da marca premium. O veículo chega dia 15 de setembro e terá duas versões.
A Ram Classic 2023 estará disponível a partir do dia 15 de setembro e será comercializada em duas versões. Os preços ainda não foram revelados, mas de acordo com a marca, os valores serão compatíveis com as picapes médias vendidas no país.
Ram Classic 2023 chega mês que vem
A Ram apresentou essa semana a Classic 2023, picape que é a nova porta de entrada do portfólio da marca. Trata-se de um modelo digno de receber o título de classic muscle truck, graças ao motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência e ao design singular e atemporal, com linhas que resgatam o estilo “big-rig” da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990.
Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca Ram. A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.
Motor V8 é o coração da nova picape
Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.
Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível.
Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%.
E o HEMI ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento.
A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos. Sobre questões sonoras positivas, há de se destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros.
A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa.
Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida).
Preços não revelados
Sobre os preços, a marca afirmou que os valores serão revelados apenas no dia 15 de setembro, quando a picape estará disponível para compra. Por se tratar de um veículo importado, anunciar valores no período de apresentação poderia causar divergências com os preços praticados no momento do lançamento do modelo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.