A Fiat Chrysler Automóveis Brasil (FCA) está convocando os proprietários dos veículos RAM 2500, anos/modelo 2019 e 2020 para um recall, devido à possibilidade de falha no funcionamento da bomba de combustível dessa picape de grande porte.
Picape deve passar por recall por falha na bomba de combustível
Segundo a montadora, a peça pode apresentar problemas internos, interrompendo o envio de combustível ao motor com o veículo em movimento, o que pode ocasionar a acidentes. Em comunicado, a FCA alerta para o risco de até mesmo danos fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Estão sendo chamados para esse recall 2.264 unidades da RAM 2500, com os números de chassi não sequenciais (últimos oito dígitos) de KG592302 a LG309869.
Para consulta dos números dos chassis envolvidos ou mais informações, o proprietário da picape deve acessar a Central de Serviço ao Cliente Ram pelo site www.ram.com.br, pelo telefone 0800-703-7060 ou WhatsApp (31) 2123-8000.
Segundo a marca, será realizado uma análise em cada veículo. Constatado o problema, o reparo será feito gratuitamente. Os serviços serão realizados com agendamento prévio, de forma a evitar aglomerações, respeitando as orientações de segurança das autoridades sanitárias que visam conter a disseminação da Covid-19.
Recall: Veja aqui os chamados das montadoras; fique por dentro
Maior picape vendida no Brasil
A RAM 2500 é uma das poucas picapes grandes à venda no Brasil. Foi lançada por aqui em 2005. Na época, era conhecida como uma picape Dodge. Em 2009, a RAM se separou e virou uma marca independente, como parte do processo de reestruturação do Grupo FCA.
Hoje, a RAM 2500 pode ser reservada no site da marca na versão mais equipada Laramie, sem opcionais, por R$ 449.990.
Seu alto preço impede vendas expressivas. No ano passado, a picape teve 2.189 unidades vendidas até novembro, o que representa o seu recorde histórico de vendas no País.
A RAM 2500 é a picape de maior porte vendida por aqui, e praticamente não tem concorrentes diretos. Sua caçamba, por exemplo, conta com uma capacidade de carga de 1.030 kg (a capacidade de reboque é de 7.750 kg).
Recall pendente impede licenciamento
Serviço amplamente divulgado pelos fabricantes nos meios de comunicação, o recall não pode ser ignorado pelo motoristas. Isso porque quem deixa de atender ao recall fica impedido de fazer o licenciamento do seu veículo.
Esta regra foi adicionada ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB) recentemente. De acordo com a legislação, os proprietários que não atenderem ao chamado no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. Esse dispositivo entrou em vigor em abril do ano passado.
Lembrando que em todos os casos não é necessário pagar quantia alguma pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.