Ram 1500 Revolution: picape elétrica é revelada e chega em 2024
Conheça a Ram 1500 Revolution, conceito de picape elétrica que antecipa modelo que será lançado oficialmente em 2024
Assim como prometido, a Stellantis usou a CES 2023 como palco de exibição da Ram 1500 Revolution, conceito de picape elétrica que servirá de base para os futuros lançamentos da marca. O primeiro modelo de produção 100% elétrico da Ram será lançado em 2024.
Conheça a picape elétrica Ram 1500 Revolution
A Ram, uma das marcas que integra o grupo Stellantis, usou os holofotes da CES 2023, o Consumer Electronics Show, maior evento e tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro, para apresentar o modelo que será a base para os novos lançamentos da marca: a Ram 1500 Revolution, conceito de picape 100% elétrica.
Durante a apresentação do veículo conceito, a marca também informou que os próximos lançamentos serão todos eletrificados de alguma forma. Já o modelo 100% elétrico baseado no conceito deverá ser lançado em 2024.
No entanto, engana-se quem pensa que o veículo serve de base apenas para a nova configuração motriz da montadora. O conceito representa também a nova linguagem de design da Ram.
A dianteira destaca o novo emblema da montadora, além de novos faróis em LED com luzes de rodagem diurna (DRL) destacadas em duas linhas opostas horizontais. Tudo isso está posicionado na nova grade frontal totalmente fechada, uma vez que não há mais a necessidade de entrada de ar para um motor convencional.
As portas foram modificadas e agora contam com abertura estilo suicida, onde a abertura traseira é feita em sentido oposto da abertura frontal, o que também dispensa o uso da coluna B.
Outra modificação feita pode ser vista nos ganchos de reboque frontais, que permanecem escondidos até a necessidade de uso, tornando a parte frontal em uma peça única e nivelada.
Entre as mudanças mais inovadoras está o retrovisor externo, que agora aparece bem menor, sendo desenvolvido em impressora 3D. No entanto, em seu centro não está um espelho, e sim uma câmera que reproduz as imagens externas em uma tela no interior da picape elétrica.
O estilo de ampulheta da carroceria e as caixas de roda liberam espaço para os pneus de 35 polegadas, com um novo design exclusivo usado no conceito.
A Ram 1500 Revolution é desenvolvida sobre a plataforma STLA Frame EV. Ela permite a integração de novos sistemas de segurança, bem como de motores elétricos menores e mais potentes.
Interior modular
Assim como diversos outros veículos conceitos, a Ram 1500 Revolution também é apresentada com um interior modular, onde os 6 bancos podem ser posicionados em diferentes formas para que os ocupantes se sintam em uma espécie de sala de estar, e não em um veículo comum.
A nova plataforma também permite que o interior seja ligeiramente maior em relação ao veículo de produção atual. O conceito acomoda em sua parte frontal interna um display sensível ao toque composto, por dois monitores, que oferece até 28” de área de tela, sendo que elas também podem ser reposicionadas de maneira que valorize a visualização.
No quesito tecnologia, a picape elétrica conta com câmera de ré inteligente com visualizações de 360°, alto-falantes e receptores compatíveis com assistentes de voz como Alexa e Siri.
O espelho também inclui uma luz de ré suplementar que fornece visibilidade adicional. O veículo também conta com head-up display de realidade aumentada. Outros destaques ficam por conta do volante retrátil de base reta e do teto todo de vidro.
Alcance de 160 km com recarga de 10 minutos
De acordo com a marca, a Ram 1500 Revolution possui tração nas quatro rodas e é alimentada por dois módulos elétricos de transmissão posicionados na frente e atrás do veículo.
Além disso, o conceito pode adicionar até 160 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos com carregamento rápido de corrente contínua (DC) de 800 V a até 350 kW. No entanto, capacidades totais de alcance não foram reveladas, bem como a potência do modelo.
A Ram 1500 Revolution possui esterçamento nas quatro rodas com até 15° de articulação e foi projetada para oferecer maior capacidade de manobra para o veículo enquanto estaciona em baixa velocidade e em trilhas off-road apertadas, além de aprimorar a resposta de direção do veículo em altas velocidades.
A suspensão pneumática ajustável permite três modos diferentes: entrada/saída, aerodinâmica e off-road.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.