Rack de teto para carro: melhores modelos para 2023

Boa saída para quem precisa transportar itens além do espaço do porta-malas, hack de teto estão cada vez mais sofisticados.

Já ouviu falar em rack de teto para carro? Muito utilizado para quem precisa aumentar o espaço de carga do veículo, seja para fazer uma viagem ou até transportar itens de trabalho que não cabem no espaço do porta-malas, o rack de teto se tornou uma solução bem prática para esse problema.

Pensando nisso, o Garagem 360 traz pra você leitor, alguns dos principais modelos de rack de teto para o seu carro.

Rack é utilizado para transportar mala extra. (Foto: Divulgação/ASphotofamily-Freepik).

Situações em que um rack de teto é bem vindo

Comumente usados para transportar escadas, malas, itens de viagem ou até mesmo bicicleta, o rack de teto atua como um ampliador do espaço de bagagem.

Este item tem sido muito utilizado para quem não pode deixar algo que não cabe no espaço usual do veículo fora de uma viagem, adaptando o veículo com esse acessório.

Há também quem goste do visual conferido pelo item e o instale por pura estética, já que pode acrescentar esportividade ao automóvel.

Uso permanente ou temporário?

O consumidor, ao escolher este acessório, deve avaliar a finalidade da adaptação.

O rack de teto pode ser fixo (longarinas parafusadas) ou decorativo. Neste caso, não é recomendável colocar cargas no objeto, já que não há uma instalação eficaz.

Baú: uma escolha que visa a beleza

Com certeza você já viu esse tipo de rack no teto de algum veículo país afora. Muito comprado por ser um item de certa forma discreto e que não interfere negativamente no design do veículo, é encontrado em várias faixas de preços.

O valor desse item varia de acordo com o fabricante, assim como a capacidade de carga, tamanho e design.

Rack de teto Camper. (Foto: Divulgação).

Universal: um dos mais utilizados

Caso a escolha seja mais prática do que cautelosa, provavelmente a decisão será pelo tipo universal. Muito comum em carros a serviço de empresas ou trabalhadores autônomos dos mais variados ramos, este modelo de rack geralmente comporta um volume maior de equipamentos.

Tipo de rack muito vendido na internet. (Foto: Divulgação/Thulestore);

De olho na Lei

De acordo com a Resolução 349/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o transporte de cargas como as utilizadas em racks, devem:

”respeitar o limite de peso especificado para o veículo, além de estar afixada de modo a não colocar em risco outros usuários da via”.

Portanto, além das especificações do rack, o usuário precisa conciliar seu uso igualmente as orientações do manual do próprio veículo. Ou seja, é preciso seguir dois modelos de recomendações.

Dessa forma, além de levar em conta a estética, o mais importante na hora de instalar esse acessório é se atentar, acima de tudo, às normas de segurança.

Ao mesmo tempo, outra saída em casos mais específicos é comprar um carro já instalado com o acessório de fábrica. Já que são vários os modelos no mercado.

Veja os detalhes do Renault Oroch 2023 no youtube do Garagem360

 

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile