Querer não é poder: 61% dos brasileiros apostam no carro elétrico, mas só 3% conseguem comprar
Pesquisa YouGov revela que brasileiro vê o elétrico como futuro, mas alto custo e consumo ainda travam a compra
O brasileiro já comprou a ideia de que o futuro é elétrico, mas a realidade financeira infelizmente ainda é o freio de mão puxado para essa compra. Uma pesquisa nacional revelou que, embora a maioria deseje a tecnologia, pouquíssimos têm acesso a ela.
Acompanhe o Garagem360 e entenda!
O abismo entre querer e ter um carro elétrico
Nós já falamos muito aqui no Garagem360 sobre o futuro automotivo ser invadido pelos carros elétricos. Porém, é fato também que isso não é algo acessível para a esmagadora maioria dos brasileiros. Segundo o levantamento da YouGov, há um descompasso claro no mercado:
- 61% dos entrevistados acreditam que os veículos elétricos são, de fato, o futuro da indústria;
- Apenas 3% possuem um modelo elétrico na garagem;
- A grande massa ainda se divide entre carros Flex a etanol (28%) e Diesel (10%).
Qual o fator decisivo na hora de comprar um carro elétrico?
Não é falta de consciência ambiental, é custo. O mesmo estudo apontou que para 64% dos brasileiros, o fator mais relevante na compra de um carro novo é o consumo de combustível (custo operacional).
Ou seja: o consumidor até quer ser sustentável, mas a conta precisa fechar no final do mês.
Você pode se interessar 82% dos motoristas ignoram o “Uber Black” e focam na categoria X; entenda o motivo
Janela de oportunidade
David Eastman, diretor da YouGov, alerta que as montadoras precisam transformar essa “convicção em consumo”. Com a COP30 acontecendo no país, o momento é ideal para provar que a inovação cabe no orçamento. Marcas que focarem apenas em “luxo” e esquecerem da “economia no dia a dia” podem perder o bonde da história.
Você faz parte dos 61% que sonham com um elétrico ou ainda acha que o carro a combustão vai reinar por muito tempo no Brasil? Comente sua opinião!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
