Quer trocar de carro ainda em 2024? Veja a lista dos modelos mais eficientes

Quer trocar de carro ainda em 2024? Com a alta no preço dos combustíveis, a preocupação com o consumo está cada vez maior. Mas não se preocupe, o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBVE) faz o levantamento com 36 marcas e lista os modelos mais eficientes do mercado. 

Quer trocar de carro ainda em 2024? Veja os mais eficientes 

O levantamento do PBEV é feito em ciclos, o que o torna sempre atualizado. O 16º ciclo conta com 947 modelos categorizados conforme sua eficiência energética. 

Aqueles consumidores que baseiam suas escolhas pelo consumo têm nas mãos uma ferramenta para auxiliar em suas pesquisas. 

“O consumidor pode tomar sua decisão de compra de forma mais assertiva, através de pesquisas como essa. Já para quem está com um carro de alto consumo, talvez esse seja o momento de fazer a troca por um mais econômico, mas que atenda às suas necessidades”, disse Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos.

Elétricos

Entre os modelos mais eficientes de 2024, a pesquisa listou modelos elétricos: 

BYD Dolphin GS é o carro elétrico mais econômico entre os elétricos – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Compactos

Já na categoria compacto com propulsão a combustão, os mais econômicos são:

SUVs

Para quem está em busca de um SUV, o carro à combustão mais econômico em destaque foram:

O Volvo XC40 P6 Recharge é o SUV mais eficiente do ponto de vista energético – Foto: Divulgação

Quais os carros menos poluentes do Brasil?

Quanto ao fator sustentabilidade entre os modelos a combustão, os carros com menores índices de emissões de CO2, são: 

Renault Kwid – Foto: Divulgação

“Para quem deseja um veículo menos poluente, os modelos mais leves consomem menos combustível. Os compactos e subcompactos geralmente são mais econômicos do que SUVs e sedãs grandes. Já os carros com design aerodinâmico também tendem a ser mais econômicos, pois enfrentam menos resistência do ar, especialmente em velocidades mais altas”, disse Ycaro Martins.

Só economia não basta

“Escolher um carro mais econômico envolve uma série de fatores que vão além do preço de compra. É importante levar em conta o consumo de combustível, os custos de manutenção, a depreciação, e as necessidades particulares de cada motorista”, alerta o CEO da Vaapty.

Segundo Ycaro, a escolha de um carro econômico precisa levar em consideração outros pontos além do valor de compra e venda, como manutenção no longo prazo, impostos, depreciação, entre outros.

E aí, qual desses carros você gostaria de ter na sua garagem?

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile