Quer comprar um SUV? Confira os prós e contras da categoria

Os SUVs conquistaram o brasileiro. Um recente estudo do Webmotors Auto Insights mostrou que as buscas pela categoria cresceram 85% entre 2021 e 2023.  Mas será que vale a pena comprar um SUV?

Nós do Garagem360 analisamos os prós e os contras desses queridinhos do asfalto para te ajudar na decisão. Acompanhe!

Vai comprar um SUV – Veja os Prós e contras – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Quer comprar um SUV? Confira os prós e contras da categoria

Primeiros vamos aos prós:

Prós

  • Espaço e conforto SUVs são conhecidos por seu interior amplo e aconchegante, perfeitos para famílias ou quem precisa transportar muita bagagem. A posição de dirigir mais alta oferece melhor visibilidade e ergonomia, reduzindo a fadiga em viagens mais longas. 
  • Versatilidade – seja para encarar estradas off-road ou cruzar a selva urbana, os SUVs se adaptam com maestria. Diversos modelos oferecem tração nas quatro rodas, ideal para aventuras, enquanto outros ostentam designs mais elegantes e esportivos.
  • Maior distância do solo – SUVs são mais altos e essa a maior altura do solo ajuda justamente em terrenos mais complicados. 
  • Segurança – por serem mais caros que os hatches, por exemplo, os SUVs costumam trazer mais recursos de segurança. Você tem hoje modelos com pacote “Safety”, que incluem alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.  
  • Status – dirigir um SUV impõe presença e status, elevando a auto-estima do condutor.
Vai comprar um SUV – Veja os Prós e contras – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Leia também:

Os SUVs  0 km mais baratos do Brasil em 2024.

Contras

Mas nem tudo são flores:

  • Preço – o investimento inicial em um SUV costuma ser bem superior aos carros de passeio tradicionais. Hoje, o modelo da categoria mais em conta é o Fiat Pulse, vendido a partir de R$ 104.990. São 30 mil a mais do que um hatch de entrada, como o Fiat Mobi. 
  • Prepara-se também para pagar mais caro em seguro, manutenção e peças de reposição. 
  • Consumo – se não for um modelo híbrido seu SUV vai beber mais do que um hatch. Isso porque o tamanho e peso maiores influenciam no consumo de combustível, impactando seu bolso e o meio ambiente. 
  • Manobrabilidade – o tamanho e peso maiores também impactam na hora de estacionar ou dirigir em ruas estreitas. Para alguns motoristas, pode ser um desafio que exige mais atenção e prática. 
  • Impacto ambiental – Segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), os SUVs representam 25% dos carros em circulação no mundo, mas geram mais de 31% das emissões dos automóveis.
  • Se você é uma daquelas pessoas que se preocupam com a emissão de gases e o maior consumo de recursos naturais, talvez um SUV não seja a melhor opção.

Vale a pena comprar um SUV?

Essa é uma decisão pessoal e que precisa atender suas necessidades e expectativas. Ao ponderar os prós e contras, avalie também essas necessidades e orçamento. 

Se espaço conforto, versatilidade e status forem suas prioridades, ótimo, um SUV será uma escolha ideal. Agora, se busca economia, agilidade e dirigibilidade, um carro menos pode ser mais vantajoso.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile