Quebrou a boa sequência: Vendas da Tesla caem 12% na China
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A Tesla registrou uma queda de 11,7% nas vendas na China no segundo trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 128.803 veículos elétricos vendidos.
Vendas da Tesla caem 12% na China
Este resultado encerra uma sequência de três trimestres de crescimento anual para a montadora americana no mercado chinês, de acordo com dados divulgados pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA).
Apesar do recuo trimestral, a Tesla demonstrou recuperação em junho, vendendo 61.484 carros na China. Esse volume representa um aumento expressivo de 59,3% em relação a maio (38.588 unidades) e um crescimento de 3,8% na comparação anual, configurando o segundo maior volume mensal de vendas da empresa no país este ano.
No segundo trimestre, as vendas domésticas representaram a maior fatia do desempenho da Tesla China, respondendo por 67,2% do total. As exportações, por sua vez, representaram 32,8%, mostrando um leve aumento em sua participação em comparação com os 29,1% registrados no segundo trimestre de 2024.
As exportações da fábrica da Tesla em Xangai registraram 10.115 veículos elétricos em junho, uma queda de 56,2% em relação a maio e 13,9% em relação ao ano anterior.
No entanto, o cenário trimestral para as exportações foi mais positivo, com 62.917 carros exportados no segundo trimestre, um aumento de 64,9% em relação ao primeiro trimestre e 5,1% em comparação anual. Esse crescimento trimestral de exportação marcou o fim de seis trimestres consecutivos de queda anual para a Tesla China nesse segmento.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, a Tesla exportou 101.064 carros da China, um decréscimo de 31,9% em relação ao mesmo período de 2024.
Vendas no Atacado
Considerando o volume total de vendas no atacado da Tesla China (que engloba vendas domésticas e exportações), foram comercializados 71.599 carros em junho. Esse número representa um aumento de 16,1% em relação a maio e 0,8% em comparação com junho do ano anterior, conforme divulgado pela CPCA em 2 de julho.
Este desempenho misto no segundo trimestre indica um desafio para a Tesla manter seu ímpeto de crescimento no competitivo mercado chinês, apesar dos sinais de recuperação nas vendas mensais.
O que você acha dos resultados da Tesla na China? A queda nas vendas é um sinal de alerta ou apenas um percalço temporário?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.