Quase sem representantes: brasileiro não está mais afim de sedã

Entenda porque os sedãs estão em baixa entre os brasileiros e saiba quais segmentos ocupam as melhores colocações!

Existem segmentos específicos que condicionam os modelos aos maiores índices de venda do mercado em determinados momentos. Apesar dos sedãs já terem tido seu momento de preferência, alguns dados recentes indicam uma queda no interesse dos consumidores locais.

Isto o mercado muda constantemente, e com isso, o gosto dos consumidores também. É por isso que os sedãs já não estão mais em posições tão interessantes no ranking de vendas. Mas e aí, qual o segmento da vez?

Foto: divulgação / Chevrolet

Por que os sedãs estão sendo ‘deixados de lado’?

É quase desonesto dizer que os sedãs não despertam mais os olhares dos consumidores locais, mas o que é um fato é que, querendo ou não, eles já não são mais a preferência na hora da escolha de um carro novo para levar para casa.

Atualmente, o Onis Plux e o Toyota Corolla são classificados como os sedãs mais vendidos, mas também já tiveram melhores momentos. Isto é, a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou recentemente alguns dados bem interessantes quanto ao registro de emplacamento dos últimos meses.

Na venda varejo, como por exemplo, até o mês de outubro de 2023, o Onix Plus obteve 24.650 emplacamentos. Isso o coloca na 13ª colocação. Em relação ao Corolla, foram 26.655 emplacados, colocando-o na 9ª colocação.

O grande ponto, no entanto, é que os primeiros lugares do ranking são ocupados por Hatches e SUVs, como é o caso do Onix, com 48.638 emplacamentos no mesmo período, em 1º lugar do ranking, e do Creta, em 2º lugar, com 44.717.

Foto: divulgação / Hyundai

O que tudo isso quer dizer?

Basicamente, apesar do Corolla ainda estar no top 10 dos veículos mais vendidos a partir do varejo, a colocação não é tão relevante quando comparado aos demais veículos que ocupam os primeiros lugares, como conforme pontuado, os Hatches SUVs.

De uma forma mais clara, as vendas no varejo são aquelas que consideram somente as transações com um CPF, ou seja, para as pessoas físicas. A situação é diferente quando se considera as vendas para frotistaslocadoras e afins.

Assim, de um modo geral, os dados apontam que os sedãs caíram no gosto, enquanto os Hatches e SUVs estão com uma maior popularidade. Bem, pelo menos no cenário atual, visto que o mercado passa por constantes mudanças, e é claro que os modelos e valores são fatores de grande influência.

Aproveite e dê uma olhada: Mega Black Friday Chevrolet: marca tem descontos INCRÍVEIS para todos os veículos

Foto: divulgação / Chevrolet
Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile