Quase 50% dos veículos estão com licenciamento atrasado no Paraná

O Departamento Estadual de Transito do Paraná (Detran-PR) alerta para o fato de que da atual frota paranaense, superior a 8 milhões de veículos, aproximadamente 47% estão com o licenciamento atrasado, sem a documentação obrigatória para a circulação no trânsito.

A falta de pagamento da taxa de licenciamento anual, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e/ou de multas de trânsito impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e).

Saiba como regularizar o licenciamento atrasado no Paraná

Quase 50% dos veículos estão com licenciamento atrasado no Paraná
CRLV-e é documento de porte obrigatório e está disponível no app CDT (Foto: Divulgação)

“A falta do CRLV-e causa muitos transtornos, principalmente nesse período de férias, quando temos um índice alto de veículos circulando em rodovias e vias municipais”, afirma o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.

O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima. Segundo o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será aplicada uma multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

Para ter acesso às informações de pendências e também as guias de pagamentos dos débitos, o proprietário de veículo pode acessar o portal do Detran-PR ou, alternativamente, o aplicativo Detran Inteligente, disponível para smartphones IOS e Android.

No Paraná, o certificado de licenciamento é emitido de maneira totalmente online pelo Detran-PR. Para obter o documento, é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50.

O CRLV-e é emitido em até 3 dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. Como em todo o Brasil, o documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR, pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.

As guias podem ser pagas através de caixas eletrônicos, Pix ou pelo Internet Banking dos bancos credenciados junto ao Detran-PR e à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa-PR).

Relembre o calendário do licenciamento 2022 no Paraná:

  • Placas com final 1 e 2 – Agosto
  • Placas com final 3, 4 e 5 – Setembro
  • Placas com final 6, 7 e 8 – Outubro
  • Placas com final 9 e 0 – Novembro

Atualização nos portais paralisa serviços no final do ano

Quase 50% dos veículos estão com licenciamento atrasado no Paraná
Atualização das bases de dados afetará serviços no app Detran Inteligente (Foto: Adilson S. Pieczykolan/Detran-PR)

Devido à atualização das bases de dados do Detran-PR e da Sefa-PR, nos dias 30 e 31 de dezembro algumas funções ofertadas no portal e no app do Detran-PR estarão indisponíveis.

Isso inclui a emissão do CRLV em atraso; a geração de guias administrativas de serviços de veículos; a emissão de guias de qualquer natureza pelo extrato de veículo (licenciamento e/ou multas); a emissão de guias de certidões de veículos; e a emissão de guias de conveniados e parceiros.

Serviços relacionados à CNH, recurso de infrações, consultas e demais serviços permanecerão disponíveis no período.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar