Quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool?
Bebida e direção não combinam, mas existe uma solução: esperar. Veja quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool.
Quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool? Festas de fim de ano chegando as pessoas se reunirem para comemorar (e beber). Tudo bem, desde que não envolva bebida e direção.
Para ajudar a não colocar a sua vida e a do próximo em risco, assim como possíveis multas, preparamos este post que mostra quando é seguro pegar a direção após uns bons drinks. Acompanhe!
Quanto tempo depois é seguro dirigir após ingerir álcool?
De acordo com o gastroenterologista José Luiz Capalbo, médico responsável pelo Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, e informação divulgada pelo Detran-SP, pelo organismo, a absorção de álcool é feita em poucos minutos.
“O pico de concentração etílica no sangue ocorre cerca de 30 a 45 minutos após ser ingerido”, comenta Capalbo.
Em contrapartida, demora um tempo maior para sair do organismo. Segundo o especialista, pode levar até dez horas para que o álcool não seja mais detectado no sangue: “não há formas eficientes de acelerar esse processo”. Para dar uma ideia, o álcool é metabolizado, em média, a um ritmo de 0,016% por hora, podendo variar.
“Depende da quantidade ingerida, do tipo de enzima que o fígado do indivíduo possui (há diferentes padrões genéticos), sendo mais rápido se a pessoa consome grandes quantidades de álcool regularmente, ou mais lento se o fígado não estiver totalmente saudável”, finaliza o médico.
Dessa forma, o mais seguro e indicado é esperar um período de 12 horas após o consumo de álcool para dirigir com segurança novamente.
Durante esse tempo, além do corpo já ter expelido toda a concentração alcóolica, os testes de bafômetro também não terão a capacidade de localizar possíveis vestígios.
Evite a combinação de álcool e direção
Os efeitos do álcool podem ser desastrosos, uma vez que afeta sensivelmente as habilidades do condutor. Veja os efeitos:
- reduz a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas,
- reduz a coordenação motora
- distorce a percepção de riscos
- leva o condutor a assumir comportamentos imprudentes ao volante.
No Brasil, a legislação estabelece o limite de 0,06% de concentração de álcool no sangue para condutores.
Em outras palavras, o Código Brasileiro de Trânsito CBT estabelece tolerância zero para consumo de qualquer quantidade e tipo de bebida alcoólica por parte do condutor de veículo automotor.
Conduzir veículos com concentrações acima do determinado é passível de multa no valor de R$2.934,70. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por um período de 12 meses.
Além disso, aqueles motoristas com concentrações de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas por litro podem ser enquadrados no crime de embriaguez ao volante.
Por fim, é crucial destacar os impactos emocionais e sociais das consequências de beber e dirigir.
Acidentes causados por motoristas embriagados podem resultar em ferimentos graves e mortes, afetando não apenas as vítimas, mas também suas famílias e comunidades.
Portanto, nessas férias (ou em qualquer outro momento), se for dirigir não beba em hipótese alguma. Espere e só depois pegue a direção.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.