De acordo com a análise do mais recente estudo da J.D Power, os novos compradores de veículos zero km demonstraram menor nível de satisfação com os modelos. As maiores queixas são dos carros novos elétricos, como os da Tesla e Polestar; confira os detalhes.
Carros novos elétricos recebem o maior número de reclamações em estudo da J.D Power
O Instituto de pesquisa de consumidores J.D Power, comprovou que o nível de satisfação dos clientes que adquiriram carros novos nos últimos tempos diminuiu drasticamente. Além disso, os modelos com maior número de queixas são os elétricos.
De acordo com os dados gerados entre os meses de fevereiro e maio de 2022, o número de reclamações dos novos compradores nos primeiros 90 dias com os carros aumentou 11% no comparativo com o estudo anterior, do ano passado.
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Nesse tempo, foram encontrados em média 180 problemas a cada 100 carros, pelos compradores que participaram da pesquisa.
De acordo com a empresa responsável pelo o estudo, o novo nível de insatisfação é o novo recorde da análise, que já é feita há 36 anos.
Ironicamente, os modelos que mais apresentaram nível de insatisfação foram os modelos de marcas fabricantes de elétricos, como a Polestar, que finalizou o ranking em último lugar, com 328 reclamações a cada 100 carros, e a Tesla, em sétimo lugar – do pior para o melhor – com 226 reclamações, a cada 100 veículos.
Falta de insumos pode ter sido o motivo do aumento de reclamações de carros novos elétricos
Um dos motivos pelos quais houve o aumento de reclamações por parte dos novos compradores está relacionado ao nível baixo de insumos e componentes eletrônicos usados para o desenvolvimento dos modelos.
Para método de comparação, questões ligadas aos softwares usados nos modelos fazem parte de seis das 10 questões que mais foram questionadas.
As dificuldades em parear aparelhos através de sistemas Apple CarPlay e Android Auto também estão entre as queixas, bem como fazer a conexão à internet ser ativada.
Além da reclamação atrelada ao uso dos sistemas, também houve questionamentos da ausência de outros equipamentos, que deixaram de fazer parte das versões justamente por falta dos chips, como aconteceu aqui com o Chevrolet Onix, recentemente.
Mais de 84 mil proprietários foram ouvidos
O estudo é resultado de uma análise que levou em consideração a opinião de 84.165 proprietários e locatários de veículos, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Ao todo, a projeção considerou 33 marcas e 189 modelos.
É válido destacar porém, que a pesquisa leva em consideração a opinião de cada comprador e o que ele enxerga como um defeito, problema ou algo do gênero. Dessa forma, uma expectativa alta apenas, já pode ser motivo para tal decepção.