Qual tal economizar com IPVA 2022? Prazo de descontos termina em breve

IPVA 2022
cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) podem conseguir descontos de até 5% na hora de pagar o IPVA 2022 (Foto: Mathieu Reinier/Unsplash.com)

Uma boa notícia que pode interessar aos moradores do estado do Rio Grande do Sul e que querem pagar menos com o IPVA 2022. Os moradores deste estado e que são cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) podem conseguir descontos de até 5% na hora de pagar o imposto. No entanto, o prazo para registrar as notas termina no fim do mês de outubro.

Para outros estados, você pode acompanhar notícias aqui, no Garagem360!

IPVA 2022
Foto: (Divulgação/Obi Onyeador/Unsplash.com)

Aproveite os descontos para economizar no IPVA 2022

O estado, localizado na Região Sul do País, é um dos locais que oferecem descontos no IPVA. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os proprietários de carros elétricos e híbridos pagam apenas 50% do imposto. No entanto, só é válida para carros que custam até R$ 150 mil.

Em outros lugares, como o Acre e o Rio Grande do Norte, veículos com 10 anos de fabricação são isentos.  A NFG foi criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul como forma de incentivo às pessoas pedirem a nota fiscal. Hoje me dia, ela conta com 2 milhões de inscritos  Você pode ganhar descontos e vários prêmios.

De acordo com o estado, no ano passado, o benefício atingiu 384,7 motoristas. Ao todo, o volume de desconto do programa Bom Cidadão atingiu a marca de R$ 15 milhões. As pessoas precisam juntar 150 notas fiscais para conseguir o desconto máximo. Mas você também pode conseguir um desconto interessante com menos.

Foto: Pixabay.com

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Caso você registre de 51 a 99 notas, o desconto será de 1%. A redução será de 3% se o contribuinte fazer o registro de 100 a 149 notas. Você tem até o dia 31 de outubro para fazer o registro de todas as suas notas.

Vale lembrar que os descontos só s]ao válidos para pagamento do tributo em dia. Na hora da compra, você deve usar o CPF A Receita Federal ainda divulgará o calendário oficial nos próximos meses.

Valor mais alto?

IPVA 2022
Foto: Divulgação/Volkswagen)

O Imposto sobre Propriedade do Veículo (IPVA) é um dos gastos que temos com o nosso carro. Todo o começo de ano, as pessoas reservam o dinheiro para pagá-lo. E em 2022 ele pode ficar mais caro. Isso porque os preços dos carros 0km estão mais altos.

Exatamente o que você leu! Para calcular o tributo, a Secretária da Fazenda (Sefaz) usa como base os preços praticados no varejo. Eles são medidos pela conhecida Tabela Fipe.  Além disso, as alíquotas fixas também tiveram um crescimento. Os valores atuais podem variar de acordo com o tipo do combustível. Por exemplo:

  • Carros movidos a gasolina ou Flex: 4%
  • Carros movidos a etanol (comprados até 15 de janeiro de 2021): 3%
  • Movidos a etanol e comprados depois de 15 de janeiro de 2021: 4%
  • Carros movidos elétricos ou a gás: 3%
IPVA 2022
Foto: Divulgação/Renault

“A gente está acostumado com a desvalorização de, ao menos, 15% do valor do carro assim que cruzamos a porta da concessionária. Contudo, recentemente, o patrimônio valorizou”, diz Garbossa ao repórter Vagner Aquino do jornal “Estado de São Paulo”.

Para a o governo divulgar o calendário do IPVA 2022 e as estimativas de quanto será arrecadado com o tributo, a divulgação dos valores venais precisa acontecer. E estes  devem sair até dezembro. Vale lembrar que a crise dos semicondutores e a pandemia da Covid-19 são os principais motivos destes aumentos.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar