Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?

Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?
Imagem Ilustrativa - Moto elétrica (Foto: Honda)

Vem se tornando comum, em especial em grandes cidades brasileira, pessoas rodando com motos elétricas em ciclovias. Mas, você sabia que esta prática tem gerado dúvidas devido à multa e até apreensão destes veículos? Fomos pesquisar para saber o que acontece com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil. Saiba tudo a seguir!

Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?
Foto: Proteste

Motos elétricas proibidas de circularem no Brasil: entenda a questão!

Primeiramente, de acordo com fontes, como a plataforma Mobiauto, motos elétricas ou mesmo scoorters elétricas possuem autorização, sim, para serem comercializadas no país. No entanto, nem todos os modelos estão  autorizados a circularem por vias públicas ou por ciclovias. Isso porque podem não ser consideradas ciclomotores e nem bicicletas.

Bem, no caso de vias públicas, como ruas e avenidas, a ocupação de motos elétricas costumam ser proibidas em meio a motos tradicionais, carros, ônibus e ciclomotores de até 50 cc – já que as elétricas não podem ser emplacadas pelos Detran’s, certo?

Então, a solução seria usar as motos elétricas nas ciclofaixas ou nas ciclovias. Mas … as motos ou scooters elétricas não podem circular em meio a bicicletas em pedestres

Motos elétricas 2022 são apostas para a mobilidade sustentável
Foto: Novus One – Ilustrativa

Você pode se interessar também por: 4 opções de scooters que vão de 7 a 16 mil reais!

Multas

No estado do Espírito Santo, por exemplo, de acordo com o Detran, proprietários de scooters elétricas estão sendo multados. Em alguns casos, até mesmo tendo estas motos apreendidas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, guiar moto elétrica em vias públicas junto ao tráfego de carros e outros veículos pode incidir em multas  que alcançam mais de R$ 2 mil.

Mas, então, não vale a pena comprar uma moto ou scooter elétrica?

Não é bem assim… Mesmo com os esclarecimentos, as motos elétricas podem ser veículos de passeio, sendo usadas em condomínios fechados, por exemplo. Além disso, os Detran’s e demais órgãos já estudam soluções e até alterações na leis, afim de existir um consenso em relação ao uso destes veículos. E o Garagem360 está acompanhando para trazer as novidades sobre o tema!

Motos elétricas 2022
Foto: Harley-Davidson elétrica

 

Com informações do Detran – ES e da plataforma Mobiauto

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar