Vem se tornando comum, em especial em grandes cidades brasileira, pessoas rodando com motos elétricas em ciclovias. Mas, você sabia que esta prática tem gerado dúvidas devido à multa e até apreensão destes veículos? Fomos pesquisar para saber o que acontece com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil. Saiba tudo a seguir!
Motos elétricas proibidas de circularem no Brasil: entenda a questão!
Primeiramente, de acordo com fontes, como a plataforma Mobiauto, motos elétricas ou mesmo scoorters elétricas possuem autorização, sim, para serem comercializadas no país. No entanto, nem todos os modelos estão autorizados a circularem por vias públicas ou por ciclovias. Isso porque podem não ser consideradas ciclomotores e nem bicicletas.
Bem, no caso de vias públicas, como ruas e avenidas, a ocupação de motos elétricas costumam ser proibidas em meio a motos tradicionais, carros, ônibus e ciclomotores de até 50 cc – já que as elétricas não podem ser emplacadas pelos Detran’s, certo?
Então, a solução seria usar as motos elétricas nas ciclofaixas ou nas ciclovias. Mas … as motos ou scooters elétricas não podem circular em meio a bicicletas em pedestres …
Você pode se interessar também por: 4 opções de scooters que vão de 7 a 16 mil reais!
Multas
No estado do Espírito Santo, por exemplo, de acordo com o Detran, proprietários de scooters elétricas estão sendo multados. Em alguns casos, até mesmo tendo estas motos apreendidas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, guiar moto elétrica em vias públicas junto ao tráfego de carros e outros veículos pode incidir em multas que alcançam mais de R$ 2 mil.
Mas, então, não vale a pena comprar uma moto ou scooter elétrica?
Não é bem assim… Mesmo com os esclarecimentos, as motos elétricas podem ser veículos de passeio, sendo usadas em condomínios fechados, por exemplo. Além disso, os Detran’s e demais órgãos já estudam soluções e até alterações na leis, afim de existir um consenso em relação ao uso destes veículos. E o Garagem360 está acompanhando para trazer as novidades sobre o tema!
Com informações do Detran – ES e da plataforma Mobiauto