Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?

Motos elétricas proibidas de circularem no Brasil? Veja o que diz a lei, problemas, soluções e tudo o que incide acerca destes veículos!

Vem se tornando comum, em especial em grandes cidades brasileira, pessoas rodando com motos elétricas em ciclovias. Mas, você sabia que esta prática tem gerado dúvidas devido à multa e até apreensão destes veículos? Fomos pesquisar para saber o que acontece com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil. Saiba tudo a seguir!

Qual o problema com as motos elétricas proibidas de circularem no Brasil?

Foto: Proteste

Motos elétricas proibidas de circularem no Brasil: entenda a questão!

Primeiramente, de acordo com fontes, como a plataforma Mobiauto, motos elétricas ou mesmo scoorters elétricas possuem autorização, sim, para serem comercializadas no país. No entanto, nem todos os modelos estão  autorizados a circularem por vias públicas ou por ciclovias. Isso porque podem não ser consideradas ciclomotores e nem bicicletas.

Bem, no caso de vias públicas, como ruas e avenidas, a ocupação de motos elétricas costumam ser proibidas em meio a motos tradicionais, carros, ônibus e ciclomotores de até 50 cc – já que as elétricas não podem ser emplacadas pelos Detran’s, certo?

Então, a solução seria usar as motos elétricas nas ciclofaixas ou nas ciclovias. Mas … as motos ou scooters elétricas não podem circular em meio a bicicletas em pedestres

Motos elétricas 2022 são apostas para a mobilidade sustentável

Foto: Novus One – Ilustrativa

Você pode se interessar também por: 4 opções de scooters que vão de 7 a 16 mil reais!

Multas

No estado do Espírito Santo, por exemplo, de acordo com o Detran, proprietários de scooters elétricas estão sendo multados. Em alguns casos, até mesmo tendo estas motos apreendidas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, guiar moto elétrica em vias públicas junto ao tráfego de carros e outros veículos pode incidir em multas  que alcançam mais de R$ 2 mil.

Mas, então, não vale a pena comprar uma moto ou scooter elétrica?

Não é bem assim… Mesmo com os esclarecimentos, as motos elétricas podem ser veículos de passeio, sendo usadas em condomínios fechados, por exemplo. Além disso, os Detran’s e demais órgãos já estudam soluções e até alterações na leis, afim de existir um consenso em relação ao uso destes veículos. E o Garagem360 está acompanhando para trazer as novidades sobre o tema!

Motos elétricas 2022

Foto: Harley-Davidson elétrica

 

Com informações do Detran – ES e da plataforma Mobiauto

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA