Qual o melhor motor 1.0 aspirado entre os hatches 0 km?

Melhores hatches 1.0 aspirado 0 km. Fizemos o comparativo dos motores 1.0, com desempenho e consumo dos modelos.

No cenário atual dos carros 0 km no Brasil, os hatches com motorização 1.0 aspirada continuam sendo uma opção popular, especialmente para quem busca economia de combustível e um preço de entrada mais acessível. Mas, diante de tantas opções, qual motor se destaca em desempenho e eficiência?

Para responder a essa pergunta, é preciso analisar os principais modelos do mercado e suas características, considerando que “melhor” pode significar coisas diferentes para cada consumidor: potência, torque, consumo ou até mesmo a sensação ao dirigir.


Qual o melhor motor 1.0 aspirado entre os hatches 0 km?

Entre os hatches 1.0 aspirados mais vendidos e procurados, destacam-se:

Firefly 1.0 (3 cilindros)

Fiat Argo/Mobi/Cronos/Peugeot 208/Citroën C3 

Esse motor de três cilindros e 6 válvulas é amplamente utilizado pela Stellantis (Fiat, Peugeot, Citroën). Ele entrega até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque (com etanol). É conhecido por ser um motor bem calibrado para o uso urbano, com boa agilidade no trânsito.

Fiat Argo 1.0 é frequentemente apontado como uma boa opção, inclusive por ter relações de marcha que otimizam o desempenho na cidade sem prejudicar tanto o consumo. O Citroën C3 e o Peugeot 208, que também usam esse motor, tendem a oferecer um bom consumo, especialmente o 208 1.0.

Motor Firefly está presente no Argo, Mobi, Cronos e outros carros do Grupo Stellantis - Foto: Divulgação
Motor Firefly está presente no Argo, Mobi, Cronos e outros carros do Grupo Stellantis – Foto: Divulgação

 

1.0 CSS Prime (3 cilindros)

Chevrolet Onix/Onix Plus 

O motor 1.0 do Onix e Onix Plus é outro destaque, com 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque (com etanol). Diferente de alguns concorrentes, ele pode vir com um câmbio manual de 6 marchas, o que contribui para um melhor aproveitamento da força do motor, especialmente em estrada, e para a economia de combustível.

O Onix é elogiado por seu bom isolamento acústico para um carro da categoria, mas peca na correia dentada banhada a óleo.

Correia dentada banhada a óleo do Onix e Onix Plus a partir do ano 2019 - Foto: Divulgação
Correia dentada banhada a óleo do Onix e Onix Plus a partir do ano 2019 – Foto: Divulgação

 

Kappa 1.0 (3 cilindros)

Hyundai HB20 

HB20 conta com um motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque (com etanol). É um motor que oferece uma boa combinação de economia e desempenho para o dia a dia. A Hyundai também oferece 5 anos de garantia para o modelo, um diferencial importante.

Hyundai HB20 conta com o motor Kappa - Foto: Divulgação
Hyundai HB20 conta com o motor Kappa – Foto: Divulgação

SCe (3 cilindros)

Renault Kwid (Motor 1.0 SCe de três cilindros): O Kwid se destaca por ser um dos carros mais econômicos do Brasil. Seu motor 1.0 SCe entrega até 71 cv de potência e 10 kgfm de torque (com etanol). Apesar de ser o menos potente da lista, sua leveza contribui para um bom consumo, especialmente na cidade.

MPI (3 cilindros

Volkswagen Polo Track/Polo 

O Polo Track e as versões de entrada do Polo utilizam o motor 1.0 MPI, que entrega até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque (com etanol). É o motor 1.0 aspirado mais potente entre os citados, o que se traduz em um desempenho um pouco mais vigoroso, especialmente em acelerações.

VW Polo MPI - Foto: Divulgação
VW Polo MPI – Foto: Divulgação

 

Desempenho e Consumo: Quem Leva a Melhor?

No quesito consumo de combustível, o Renault Kwid frequentemente aparece como o mais econômico, especialmente em ciclo urbano. No entanto, outros modelos como o Chevrolet Onix e o Peugeot 208 1.0 também apresentam números muito bons.

Quando o assunto é desempenho (aceleração de 0 a 100 km/h), o Volkswagen Polo Track/Fiat Argo 1.0 costumam se posicionar bem, com tempos competitivos para a categoria. O Chevrolet Onix 1.0 também tem um desempenho respeitável.

É importante lembrar que esses são motores aspirados, ou seja, a entrega de potência é mais linear e pode exigir mais trocas de marcha para manter o carro “cheio” em situações como subidas ou ultrapassagens, se comparado a um motor turbo.


Qual o “Melhor”?

Não há um “melhor” motor absoluto, pois a escolha ideal depende das suas prioridades:

  • Se a economia de combustível for a principal prioridade: O Renault Kwid e o Citroën C3 são excelentes opções.

  • Se você busca um bom equilíbrio entre desempenho e economia, com bom pacote geral: O Chevrolet Onix 1.0 e o Hyundai HB20 1.0 se destacam. O Onix ainda oferece um câmbio de 6 marchas, o que é um diferencial.

  • Se o desempenho levemente superior e a sensação de um carro mais “potente” dentro da categoria 1.0 aspirada são importantes: O Volkswagen Polo Track/Polo 1.0 MPI pode ser a melhor escolha.

  • Se você valoriza um bom comportamento urbano e um motor robusto: O Firefly 1.0 (Fiat Argo, Peugeot 208, Citroën C3) é uma aposta segura.

Antes de decidir, o ideal é fazer um test-drive nos modelos que mais te interessam para sentir qual motorização se adapta melhor ao seu estilo de condução e às suas necessidades do dia a dia.


Qual desses motores você considera o mais interessante para o seu perfil de uso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Leia também: Melhores carros para motoristas de aplicativo em 2025: veja os modelos que estão rendendo mais

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA