Qual o melhor carro para idoso?

O meu avô sempre foi um cara muito apaixonado por automóveis. Para escolher o melhor veículo, ele avaliava diversos critérios.

A seguir, explico quais são esses pontos e ainda trago algumas opções que te ajudam a escolher o seu próximo veículo. Acompanhe!

(Foto: Divulgação/Nissan)

Qual é o melhor carro para idoso? 

O melhor carro para idoso é aquele que contém acessibilidade, conforto, segurança, facilidade de uso, especialmente em relação aos equipamentos tecnológicos e amplo espaço de armazenamento. 

Por exemplo: quando falamos de acessibilidade, é preciso ter um porta-malas adequado para acomodar as bagagens.

Também é preciso ser um veículo fácil para entrar e sair, especialmente para as pessoas com mobilidade reduzida. 

Já em relação ao conforto, não tem muito mistério. Um bom carro é aquele que contém suporte lombar e ajuste elétrico, o que contribui para evitar a fadiga, sobretudo em trajetos mais longos. 

(Foto: Divulgação/GWM)

Também são bem-vindos recursos de segurança avançados, como o controle de estabilidade e assistência de estacionamento. Assim, você terá mais tranquilidade para parar em qualquer vaga. 

Além disso, a boa visibilidade não pode ser negligenciada. Por isso, dê preferência para veículos com sensores de estacionamento que facilitam as manobras e reduzem os pontos cegos. 

Porém, é claro, que não existe um carro perfeito com todas as características mencionadas acima. Contudo, o Garagem360 reuniu as melhores alternativas do mercado para você. Confira! 

Leia também: 

GWM Ora 03 GT

(Foto: Divulgação/GWM)

O primeiro veículo da nossa lista conquistou nota máxima nos testes do Euro NCAP, que avalia os carros mais seguros da indústria automotiva.

Entre os itens mais relevantes, destacam-se os 12 sensores e o Assistente de Estacionamento Automático (Full Parking Assist) e o Smart-Start. 

De maneira resumida, trata-se de um recurso que o motorista não precisa apertar o botão “start” para ligar o automóvel, o que traz mais praticidade para a sua rotina. 

(Foto: Divulgação/GWM)

 

Jeep Compass

Foto: Nicole Santana – Garagem360

Quer um veículo Off-Road? Então, considere levar para a sua garagem o Jeep Compass. Esse carro foi projetado para lidar com vários tipos de pista, seja areia, lama ou até trajetos com neve. 

Outro detalhe é o monitoramento do ponto cego. Na prática, ele emite avisos sonoros e alerta visual no retrovisor ao detectar um movimento ou obstáculo lateral. Isso ajuda a evitar acidentes na pista. 

Quer saber mais? Assista:

Jeep Grand Cherokee

(Foto: Divulgação)

Esse SUV de luxo não poderia ficar de fora da nossa lista. Além do design imponente, ele é sofisticado, proporciona uma ótima performance na pista e contém recursos de segurança avançados. 

Aqui, vale mencionar: 

  • Central Multimídia Uconnect 5

  • Ar condicionado dual zone

  • Carregamento sem fio

  • 8 airbags

  • Sensor de estacionamento

  • Piloto automático 

(Foto: Divulgação)

Nissan Leaf

(Foto: Divulgação/Nissan)

A montadora japonesa aparece nesta lista porque ela trouxe ao mercado um carro bastante ergonômico. Outro detalhe é a praticidade deste veículo elétrico, que permite a condução com apenas um único pedal. 

Na prática, o motorista deve pressionar apenas um pouco o pedal para acelerar o veículo. Quer reduzir a marcha? Basta soltá-lo. O mais interessante é que esse processo ocorre de maneira simples, sem ser necessário forçar o sistema. 

Ford Territory

Foto: divulgação

 

O SUV da Ford é bastante confortável. Em uma análise, aqui no Garagem360, destaquei o quanto o Ford Territory é ideal, inclusive, para viajar com os netos. 

Com 2.726 mm, todos os ocupantes do automóvel podem ficar a bordo com bastante tranquilidade. Você pode cruzar as pernas sem raspar no banco traseiro. Parece um sonho, não é mesmo? 

Meu avô faleceu há quase dois anos, mas, certamente, como era uma pessoa bastante exigente, esses veículos estariam presentes na avaliação dele. 

Quem é aposentado tem desconto na compra de carros?

Não. O desconto é concedido apenas para Pessoas com Deficiência (PCD). Ou seja, caso o idoso tenha deficiência física, auditiva, visual e mental, ele obtém o desconto. Entram nessa lista ainda pessoas com transtorno do espectro autista. 

Confira também: Credencial de Idoso vence em 2024? Como fazer a renovação online

Fechar
Sair da versão mobile