Qual melhor carro elétrico barato: Chery iCar ou Renault Kwid E-Tech?
Confira os detalhes e atributos do Renault Kwid E-Tech e do Caoa Chery iCar e decida qual é o melhor carro elétrico barato.
Os carros elétricos estão em constante ascensão do mercado nacional. Entre as opções, os veículos mais baratos são o Chaoa Chery iCar e o Renault Kwid E-Tech. Entre eles, qual leva deve ser o melhor carro elétrico barato?
Veja o comparativo e decida qual é o melhor carro elétrico barato?
O Caoa Chery iCar chegou ao mercado brasileiro em julho desse ano, um pouco antes, em janeiro, o Renault Kwid E-Tech também foi apresentado. Na época do lançamento do iCar, ele chegou como carro elétrico mais barato do Brasil. No entanto, após constantes reajustes, o posto de modelo 0 emissão de carbono mais acessível voltou a ser do Kwid E-Tech.
No entanto, somente o preço não basta para avaliar qual dos veículos é mais vantajoso. Veja o comparativo entre os modelos.
Preço
A margem de diferença de preço entre os modelos é de R$ 3 mil, com vantagem para o Kwid elétrico, que é comercializado por R$ 146.990 e o Coa Chery iCar tem valor de R$ 149.990.
Autonomia
Por se tratar de modelos 100% elétricos um dos pontos mais importantes no momento da avaliação é a capacidade de alcance de cada veículo, uma vez que a estrutura para recarregar os automóveis no país ainda é deficiente.
De acordo com a Caoa Chery, o iCar tem um alcance de 282 km, sendo que a bateria pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.
Já o Kwid E-Tech da montadora francesa tem uma autonomia um pouco maior quando considerado o ciclo urbano: 298 km, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro, em um circuito misto, o alcance cai para 265 km.
Nesse caso a recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57.
Potência
O iCar tem bateria com capacidade total de 30,8 kWh, o modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m. Com esse dados, o modelo atinge os 100 km/h em 12,86 segundos.
Já o Renault Kwid E-Tech tem um conjunto de baterias de 26,8 kWh. O modelo tem potência de 65 cv e torque de 11,5 kgf,m. o modelo faz o de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos, dando vantagem ao iCar.
Espaço
O Caoa Chery iCar tem apenas 3,200 mm de comprimento, 1.670 mm de largura e 1.590 mm de altura. O entre-eixos é de 2.150 mm. Já o porta-malas tem uma capacidade de 100 litros.
Já o Kwid elétrico tem 3.734 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.500 mm de altura e 2.423 mm de entre-eixos. Nesse caso, o bagageiro comporta até 290 litros.
Equipamentos
O iCar conta com um painel de Instrumentos em LCD, digital e colorido e multimídia de 10,25” com tela sensível ao toque. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, o volante multifuncional vem com regulagem de altura, além de duas entradas USB e carregamento de celular wireless.
O modelo também monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, freios a disco e suspensão independente nas 4 rodas, air bag duplo frontal, além do controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold.
Já os itens de série que compõem o Renault Kwid E-Tech são a direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade, e regulagem elétrica dos retrovisores.
O carro possui o sistema multimídia Media Evolution que oferece uma tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX.
O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz, permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.