Qual melhor carro 1.4 do Brasil: Chevrolet Cruze Sport6 ou VW Polo GTS?

Chevrolet Cruze Sport6 RS e do VW Polo GTS se destacam por serem hatches com um apelo mais esportivo. Qual melhor carro 1.4 do Brasil?

Qual melhor carro 1.4 do Brasil? Esta se tornou uma pergunta difícil, visto que a oferta de carros 1.4 já não é tão grande. Mas ainda é possível encontrar alguns veículos que possuem um motor deste tamanho. Dois deles se destacam por serem hatches com um apelo mais esportivo. Estamos falando do Chevrolet Cruze Sport6 RS e do VW Polo GTS.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil

Chevrolet Cruze RS e VW Polo GTS são dois hatches com apelo esportivo que usam motores 1.4 (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Afinal, qual melhor carro 1.4 do Brasil: Chevrolet Cruze Sport6 ou VW Polo GTS?

Os hatches esportivos costumam ser carros que chamam a atenção do público. Ainda mais por apresentarem um design chamativo e um desempenho interessante. Não importa muito se estamos falando dos compactos, dos médios ou dos premium. E aqui no Brasil já tivemos alguns representantes bastante interessantes.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Hoje em dia, duas opções interessantes são os carros que vocês estão vendo nas fotos. Estamos falando do Chevrolet Cruze Sport6 RS e do VW Polo GTS. Eles estão custando R$ 152.280 e R$ 140.430, respectivamente. Os carros aqui comparados possuem suas particularidades. O hatch médio, por exemplo, é mais recente.

No mês de janeiro, a Chevrolet anunciou o lançamento da versão RS do Cruze Sport6. Esta se tornou a única opção disponível. Assim com em outros modelos, o modelo ganhou vários elementos esportivos. Destaque para a grade com detalhes em cromo escurecido, logotipo da Chevrolet escurecido, o aerofólio funcional e entre outros.

Chevrolet Cruze RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O carro ainda traz logotipos da linha RS. Por dentro, o carro traz detalhes em preto e costuras do banco em vermelho. No outro lado temos a versão top de linha do Polo. Esta surgiu no ano de 2020. Do mesmo modo, o modelo também ganha detalhes exclusivos. Os faróis Full LED estão entre eles.

Destaque ainda para o filete vermelho que separa os faróis, a grade do radiador do tipo “colmeia”, um para-choque diferenciado e entre outros. No lado interno do veículo, o dono irá encontrar bancos esportivos e volante exclusivo. Sem falar dos detalhes em preto e em vermelho. Claro, emblemas da versão também aparecem no carro.

Qual melhor carro 1.4 do Brasil – Conjunto mecânico e consumo

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Estes são dois carros que possuem um motor 1.4 no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6 RS está equipado com o propulsor 1.4 Turbo 16V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 153 cv e um torque máximo de 24,5 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Este carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em nove segundos. Já o b Polo GTS traz debaixo do capô um motor 1.4 TSI Flex. Este pode gerar 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O conjunto mecânico ainda traz uma transmissão automática de seis velocidades. Com ele, o carro da marca alemã atinge os 100 km/h em 8,4 segundos.

Ou seja, um tem mais potência e o outro chega aos 100 km/h em menos tempo. Agora, pensando no consumo,  o Polo leva uma pequena vantagem. Veja os números dos veículos abaixo.

Chevrolet Cruze Sport6 RS 

  • Cidade = 11,1 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol)
  • Estrada = 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 m/l (etanol)

VW Polo GTS 

  • Cidade = 11 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (etanol)
  • Estrada = 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

Outros atributos e equipamentos de série

Chevrolet Cruze RS (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Estamos falando de dois carros que possuem um bom espaço interno. Sendo que o Cruze hatch RS tem uma distância entre-eixos maior que a do Polo GTS (2.700 mm e 2.564 mm , respectivamente). A coisa muda quando falamos do porta-malas. O carro feito no Brasil leva vantagem sobre o carro feito na Argentina (300 litros e 290 litros, respectivamente).

Eles também se destacam pela lista de equipamentos. O Chevrolet Cruze Sport6 RS vem de série com seis airbags, controle de estabilidade, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), freios ABS com EBD, ar-condicionado automático, câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade e direção elétrica progressiva.

O carro vem ainda com banco com revestimento premium (cor preto Jet Black), banco com regulagem de altura e distância, central multimídia MyLink de oito polegadas, roda de liga leve de 17 polegadas exclusivas, Wi-fi embarcado, sensor de chuva, sistema de luz “siga-me”, teto solar elétrico, volante com revestimento premium e entre outros.

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Do mesmo modo, o VW Polo GTS também possui um conteúdo interessante. Dentre os seus itens de série, destaque para sistema keyless, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), quatro airbags, painel de instrumentos digita, ar-condicionado digital, câmera traseira, controle eletrônico de estabilidade e controle eletrônico de tração.

Ainda podemos destacar os faróis Full LED, as rodas de liga leve de 17 polegadas, o sensor de chuva (e crepuscular), direção elétrica, Hill Hold Control, detector de fadiga, revestimento dos bancos parcialmente em couro , sistema Start-Stop, volante revestido em couro, central multimídia de 10 polegadas e entre outros.

Conclusão – Fique com o VW Golf GTS

Qual melhor carro 1.4 do Brasil

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Assim sendo, é bastante responder a pergunta “Qual o melhor carro 1.4 do Brasil?, contando estes dois modelos. Mas o VW Golf GTS leva a vantagem por ser mais barato. Com R$ 140.430, você consegue levar para casa um veículo bastante completo, econômico e com um bom espaço no porta-malas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA