Qual lubrificante escolher antes de pegar a estrada?

O mês de julho chegou e junto com ele as férias. Confira dicas importantes de como escolher o lubrificante ideal antes de pegar a estrada!

Qual lubrificante escolher antes de pegar a estrada?
Foto: Freepik

Qual lubrificante escolher? 

Todo mundo sabe (ou deveria) que o lubrificante é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do carro. 

Crucial para a operação de componentes como o motor, o item quando utilizado de maneira correta evita imprevistos e falhas mecânicas. 

Confira a seguir, dicas valiosas com relação ao lubrificante automotivo, através do Coordenador de Capacitação e Suporte Técnico da Mobil, José Cesário Neto, para uma viagem de férias em segurança.

Escolha do lubrificante

O primeiro passo para ‘’preparar’’ o carro em uma viagem começa muito antes de sair da garagem, com a escolha do lubrificante correto. 

Este item escolhido evita que a viagem vire um verdadeiro caos com complicações mecânicas que ninguém espera. 

Dessa forma, consulte o manual do veículo antes de sair derramando qualquer componente no seu automóvel que pode ter definições por lubrificante mineral, semissintético ou sintético. 

A escolha correta do lubrificante prolonga o tempo de uso do carro, assim como melhora sua eficiência e proteção. 

Para mais dicas e serviços, acesse o site do Garagem360 e não perca nenhuma novidade sobre o universo automotivo!

Troca regular de óleo

Responsável por prolongar a vida útil do motor, o óleo lubrificante é fundamental para o funcionamento do veículo e deve ser trocado regularmente seguindo um cronograma fiel. 

O carro com a quantidade e no tempo certo mantém o motor nas condições ideais, além de garantir desempenho suave e confiável durante toda a vida útil do veículo. 

Conferida antes de sair

Mesmo que o lubrificante esteja em dia no carro, literalmente não custa nada conferir os níveis dos fluidos antes de pegar a estrada. 

A ‘’conferida’’ é uma prática comum para o bom condutor e pode evitar um problemão em caso de vazamentos que deixam, por exemplo, o óleo baixo. 

Caso o nível esteja abaixo do recomendado, faça a troca para não ficar ‘’na mão’’ durante sua esperada viagem. 

Qual lubrificante escolher antes de pegar a estrada?
Foto: Freepik

Atenção ao painel

Se a viagem já foi iniciada não tem mais o que olhar, certo? Errado!

O ideal neste caso é ficar atento ao painel e indicadores do veículo e assim verificar novamente os níveis dos fluidos nas paradas para descanso ou refeições.

Confira também:

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar