Qual a relação do brasileiro com eletrificados? Veja relatório
Relatório da Offerwise trouxe um panorama sobre os principais motivos que levam o consumidor a querer um carro eletrificado.
O mercado de veículos elétricos está em crescimento no Brasil. Desde 2020, as vendas de eletrificados aumentaram quase 150%. Mas qual a relação do brasileiro com esta categoria? Relatório da Offerwise trouxe um panorama sobre os principais motivos que levam o consumidor a querer um carro eletrificado.
Pesquisa confirma demanda crescente por carros eletrificados
O mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos deve continuar a crescer nos próximos anos. É o que nos mostra um estudo divulgado na última sexta-feira (24).
Em uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que 52% dos brasileiros que pretendem adquirir um veículo nos próximos meses, consideram comprar um eletrificado. Entre aqueles que desejam um modelo zero km, a porcentagem sobe para 65%.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do Brasil, que pretendem comprar um veículo novo nos próximos três meses. As entrevistas foram realizadas em fevereiro deste ano.
Brasileiro deseja ter um carro eletrificado
A pesquisa encomendada pelo Google mostrou que o brasileiro deseja ter um carro eletrificado. Os crescentes números de vendas nos últimos anos também mostram isso.
Nesse sentido, o estudo revelou os motivos que levam o consumidor a querer ter um eletrificado em sua garagem.
Entre os entrevistados, 98% disseram que enxergam os donos desses modelos como pessoas bem sucedidas.
Outro motivo está relacionado com a eficiência, 35% das pessoas disseram na entrevista que esta é a principal razão para adquirir um eletrificado.
Entre elas, 28% relacionaram a eficiência com gastar menos com combustível e 5% com a isenção de rodízio de veículo ou impostos.
Entretanto, 37% dos entrevistados reveleram que a principal explicação na hora de escolher um eletrificado é a questão tecnológica
Os principais estímulos em relação à tecnologia são: ter um carro mais tecnológico (22%), fazer parte de uma novidade do mercado (9%) e ter um carro de pessoas bem sucedidas (7%).
Além disso, o estudo também mostrou que a questão ambiental não é a prioridade para a maioria dos interessados em carros elétricos ou híbrido, sendo lembrada por 27% dos entrevistados.
“A indústria automotiva está mudando de eixo: o consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor”, explica Lara Guedes, head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil.
Mercado de carros elétricos no Brasil
No primeiro bimestre de 2023 foram comercializadas 8.797 unidades de veículos eletrificados, um aumento de 47% sobre o mesmo período de 2022 (5.993), de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).
Em janeiro de 2023, 4.503 veículos leves eletrificados foram emplacados no Brasil. Representando o melhor primeiro mês do ano na série histórica da ABVE, que teve início em janeiro de 2012.
Em comparação com janeiro de 2022, que teve 2.558 unidades emplacadas, o crescimento foi de 76%. Enquanto em janeiro de 2021 foram 1.321 emplacamentos, representando um aumento de 241% em 2023.
Já em fevereiro deste ano foram 4.294 veículos leves eletrificados comercializados. Em relação ao mesmo mês de 2022, que teve 3.435 emplacamentos, o crescimento foi de 25%.
As vendas de janeiro a dezembro de 2022 (49.245) foram 41% superiores às do mesmo período de 2021 (34.990), que já tinham sido 77% superiores às de 2020 (19.745).
Com esses números, a frota total de leves eletrificados em circulação no Brasil (autos, comerciais leves e SUV) chegou a 135.301, desde o início da série histórica da ABVE.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.