Quais são as regras para quem dirige e usa óculos?
Você sabe o que acontece se dirigir sem óculos? Além disso, sabe a diferença de uma CNH de um motorista que precisa ou não de óculos?
Você sabe todas as regras para quem dirige e usa óculos? Se tem dúvida sobre algo, esse post é para você!
Confira o que diz a lei sobre quem dirige e usa óculos
Aos que desejam tirar a CNH, saiba que uma série de exames avaliativos são feitos para averiguar se você tem condições físicas e mentais de assumir o volante de um carro.
Na parte do exame médico uma das funções do avaliador é conferir a sua visão. E se nesse caso há necessidade do uso de lentes e óculos para a direção.
Em caso positivo, sempre que o condutor for dirigir, ele deverá estar usando óculos ou lentes, afinal, a falta do uso deles pode lhe gerar problemas, sejam físicos devido a um acidente, bem como financeiros, no caso de multas!
Tudo isso é baseado no artigo 162 do CTB.
Qual a diferença da CNH de quem usa óculos para a CNH de uma pessoa que não tem a necessidade do item?
Nesse caso, a CNH de uma pessoa que usa lentes corretivas possui no campo de observação a letra A, que significa que o condutor obrigatoriamente precisa de lentes corretivas para dirigir.
E essa dúvida já nos leva para a próxima:
O que acontece se eu for pego dirigindo sem óculos?
Se está explicito na sua CNH que você necessita de lentes corretivas e no momento de uma abordagem de uma autoridade de trânsito você não estiver com eles, você poderá ser multado.
Além disso, o carro também poderá ser retido até que a situação seja resolvida, como alguém vir te trazer os óculos ou um outro condutor habilitado e apto a dirigir se apresente para levar o veículo.
Qual é a infração e o valor da multa?
Dirigir sem óculos quando há a necessidade de uso é uma infração gravíssima, que te renderá 7 pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47.
Ou seja, se você precisa de óculos, é só não bobear e sempre que for dirigir, estar nas condições ideais de condução e portanto o item.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.