Quadriciclo precisa de emplacamento e licenciamento? Veja regras 

Saiba quais são as regras para a condução de quadriclo, triciclo e ciclomotor e descubra se é exigido o licenciamento destes veículos

A resolução nº 934 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2022, dispõe sobre o registro e o licenciamento de ciclomotores e ciclo-elétricos no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Segundo a norma, todos os veículos ciclomotores de 50 cilindradas – mais conhecidos como “cinquentinhas”–, triciclos e quadriciclos devem estar registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As regras para conduzir cada tipo de veículo variam. Veja a seguir cada uma delas.

Quadriciclo deve ter licenciamento e emplacamento

Detran-BA fiscaliza o emplacamento de quadriciclo (Foto: Itailuan dos Anjos/Detran-BA)

Assim como acontece em relação às motocicletas em geral, as normas do Contran obrigam o licenciamento de quadriciclos, triciclos e ciclomotores, com o devido emplacamento na parte traseira do veículo.

Para pilotar quadriciclos, o condutor deve ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (a mesma de motos) e para triciclos, basta a categoria A (igual aos automóveis). Ao passar pela fiscalização, os condutores de cinquentinhas devem apresentar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou habilitação categoria A.

Segundo o coronel André Borges, diretor de Habilitação do Detran da Bahia, os condutores devem obedecer estritamente a todas as leis de trânsito. “É obrigatório ainda o uso de capacete para condutor e passageiro de ciclomotores, triciclos e quadriciclos motorizados”, afirma.

O Detran-BA promove, sistematicamente, campanhas de massa em veículos de comunicação e redes sociais em períodos relativos a feriados, férias e verão, datas de maior utilização desses veículos em praias e localidades de veraneio. O objetivo é evitar acidentes, principalmente, envolvendo crianças e adolescentes e organizar o tráfego nos destinos.

Conheça as regras para conduzir quadriciclo (Foto: Divulgação/Honda)

Como realizar o emplacamento

Para emplacar o veículo no Estado da Bahia, o proprietário do quadriciclo, triciclo ou ciclomotor deve agendar e realiza o serviço por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). É necessário ter em mãos a nota fiscal do veículo, o documento de identificação e um comprovante de endereço do proprietário. 

Quem for flagrado pilotando sem o devido emplacamento estará cometendo infração gravíssima e será penalizado com sete pontos na carteira, remoção do veículo e com uma multa  no valor de R$ 293,47.

A penalidade para quem pilota sem habilitação é uma multa multiplicada por três, no valor total de R$ 880,41, além dos sete pontos na CNH.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile