Provas práticas para a primeira CNH têm novo sistema antifraude no RJ; entenda
O Detran-RJ passou a utilizar tablets para agilizar o processo de emissão da primeira CNH e prevenir fraudes.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) passou a utilizar tablets para agilizar o processo de emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e prevenir fraudes. Desde o início desta semana, os examinadores de todo o Estado estão usando o dispositivo para realizar a transferência dos resultados das provas práticas de forma online. Os tablets também fazem o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria.
Com novo sistema, primeira CNH é emitida em apenas três dias
O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira CNH, no formato digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran-RJ ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O documento físico continuará a ser emitido pela autarquia em 15 dias, em média. O Detran-RJ informa que a novidade tecnológica será usada também para agilizar outros serviços da CNH – como adição e mudança de categoria, por exemplo.
“É a tecnologia trabalhando a favor dos usuários do Detran-RJ. O tablet, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminui a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial” ressalta o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.
Usuários aprovam a novidade
Na última quarta-feira (8), a empresária Grace de Oliveira, de 38 anos, moradora do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense, fez a prova prática para a primeira CNH na categoria A (moto), no posto do Detran do Aerotown, na Barra da Tijuca. A empresária aprovou o novo sistema:
“Estou muito feliz. Adorei a novidade do Detran-RJ. O mundo hoje é totalmente digital. Agora, vou ficar de olho no aplicativo para ver quando a carteira será lançada no Posto Digital para começar a passear de moto devidamente legalizada. Esse verão será especial para mim.”
Outro candidato que fez a prova nesta quarta-feira para motocicletas, no posto da Barra, foi o motorista profissional Renato Ribeiro da Silva, de 39 anos. Após concluir o circuito e ser aprovado, Silva elogiou a novidade tecnológica com o uso de tablets:
“Não sabia dessa novidade e estou achando o máximo. Poderei ter acesso mais rapidamente à carteira, de forma digitalizada. Baixarei logo o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para ter a minha CNH em mãos mais rapidamente.”
Com informações do Detran-RJ.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.