Protótipo Fractal fará sua estreia no Salão de Frankfurt

Notícias 4 de setembro de 2015 Da Redação, com assessoria 0

Cupê urbano da Peugeot é equipado com motor elétrico e tem autonomia de até 450 km

Mais um protótipo que estará no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha, ente 19 e 27 de setembro, foi divulgado esta semana. Trata-se do cupê urbano elétrico Peugeot Fractal. Ele é equipado com baterias de íons de lítio de 40 kW, que alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com autonomia de até 450 km.

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Conceito Peugeot Fractal tem pintura com acabamento duplo

A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. Essa distância pode variar em sete cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria, e pode ainda ser aumentada para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.

Com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, o modelo conta com rodas de 19 polegadas posicionadas em suas extremidades. Externamente, uma linha reta divide sua pintura com acabamento duplo. A parte superior da carroceria possui teto removível para transformá-lo em cabriolet. E uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display.

O Fractal também é cheio de tecnologia. Entre elas está um alerta sonoro para avisar, especialmente pedestres e ciclistas, sobre a sua presença. O conceito também conta com o relógio inteligente Samsung Gear S, que fornece informação contínua sobre estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localização. Além disso, ele dá ao motorista acesso com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e do sistema de som.

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Informações do veículos podem ser vistas no relógio inteligente Samsung Gear S

Na parte interna, a escolha dos materiais foi inspirada nos auditórios e estúdios de gravação. O carvalho escuro decora o painel de instrumentos, os painéis de portas e os assentos e uma malha têxtil em 3D cobre os assentos, que têm acabamento em couro branco.

O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo., e a tela tátil de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os seus recursos.

O head-up display fornece uma leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais, e os motoristas podem personalizar o display digital de 12,3 polegadas em HD para atender às preferências individuais.

Impressão 3D e sistema de som

Foto: Divulgação
|Foto: Divulgação
Faixa de LED na traseira do protótipo mostra a carga da bateria por meio de um display

De acordo com a Peugeot, o Fractal é uma incubadora de idéias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e os componentes resultantes dests processo representam mais de 80% das superfícies do interior.

Fora isso, o cupê urbano conta com diversas fontes de som, projetado pela StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën e a Focal. A montadora explica que a tecnologia de som digital simula o ouvido humano e que fontes de som foram criadas virtualmente. Para explorar todo o seu potencial, o sistema tem, na parte da frente, três alto-falantes de médio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trás ficam dois alto-falantes de médio alcance, dois tweeters e um subwoofer.

 

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *