Protótipo da Citroën tem suspensões com batentes hidráulicos progressivos

Para abordar a questão do conforto em sua dimensão global, a Citroën lançou o Citroën Advanced Comfort. O programa, já presente na linha atual da marca com o novo C4 Picasso e também no Citroën Advanced Comfort Lab, protótipo que carrega suspensões com batentes hidráulicos progressivos, assentos inovadores e um processo de colagem estrutural, permite que a montadora caracterize todas as dimensões do conforto durante o desenvolvimento de seus modelos.

Ele ainda atende à promessa “Be Different, Feel Good” (Seja Diferente, Sinta-se Bem), a fim de encontrar soluções inovadoras para o bem-estar do motorista e dos passageiros, e atende quatro objetivos: rodagem (proteger os usuários do veículo das perturbações externas, tanto aquelas vindas das suspensões quanto as acústicas), vida (facilitar a vida a bordo graças a volumes generosos, porta-objetos práticos e um arranjo astucioso), utilização (racionalizar o uso do carro e de seus equipamentos com uma tecnologia intuitiva, assistências úteis no dia a dia e continuidade digital entre os passageiros e o automóvel) e espírito (garantir a paz de espírito ajudando o motorista a dirigir, organizando as informações para exibir apenas aquelas realmente úteis e proporcionando um ambiente interno sereno).

Citroën Advanced Comfort Lab

Das diversas dimensões do conforto, o protótipo Citroën Advanced Comfort Lab concentra-se na filtragem das irregularidades da estrada. Quando um carro passa sobre uma deformação do pavimento, o impacto desta perturbação é transmitido para os passageiros em três tempos. A primeira é por meio das suspensões com batentes hidráulicos progressivos. Enquanto uma suspensão convencional é composta por um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, o sistema da marca acrescenta dois batentes hidráulicos (um de expansão e um de compressão) de cada lado.  Assim, a suspensão trabalha em dois tempos de acordo com as solicitações.

Em segundo fica a colagem estrutural “por filetes descontínuos” da carroceria. O processo industrial de colagem permite montar a carroceria sem as portas, o motor ou qualquer acessório por meio de cordões de cola descontínuos. Vale frisar que essa técnica de colagem garante uma montagem por meio de solda/colagem livre de fumaças tóxicas geradas por soldas sobre a cola.

Por último, a chegada das vibrações até os passageiros por meio dos assentos. Graças à utilização de várias camadas de matérias específicas (espuma de poliuretano, viscoelástica ou texturada), a Citroën desenvolveu assentos que se adaptam perfeitamente à morfologia dos passageiros e proporcionam um conforto macio inédito no automóvel.

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA