PROTESTE quer que VW ressarça consumidores brasileiros por fraude em veículos a diesel
A PROTESTE Associação de Consumidores, entidade especializada na defesa do direito do consumidor, enviou ontem (4/07) um ofício ao Ministério Público solicitando que a Volkswagen inclua o Brasil no acordo firmado nos Estados Unidos, devido os danos causados pela fraude de emissões de poluentes dos veículos a diesel da montadora.
Em 2015, foi descoberto que milhões de carros do grupo alemão no mundo todo sofreram adulterações para informar que poluíam menos. Na ocasião, a fabricante confirmou que cerca de 17 mil picapes Amarok vendidas no Brasil, produzidas entre 2011 e 2012, continham o software que fraudava os resultados.
Como forma de ressarcir os consumidores lesados nos Estados Unidos, a Volkswagen está colocando à disposição deles cerca de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 32,5 bilhões). A quantia serve para recomprar os veículos afetados no país norte-americano pelo valor que eles custavam antes da descoberta do esquema. Além disso, a empresa pagará US$ 10 mil (aproximadamente R$ 32,5 mil) de indenizações por carro.
Brasil
Por aqui, a montadora alega que, por conta das determinações mais brandas da lei brasileira em relação aos Estados Unidos, mesmo sem o dispositivo a Amarok cumpriria os índices de poluição e, por isso, não vê dano ao consumidor do País. Apesar dessa posição, a PROTESTE entende que os proprietários afetados pela fraude devem acionar a justiça e pedir ressarcimento do valor, assim como está ocorrendo em outros países. Segundo a entidade, o Ministério Público pode atuar para pedir reparação dos danos ao meio ambiente em decorrência da manobra para burlar o teste de emissão de poluentes.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.