Proteção veicular: procura pelo serviço cresce no País
No mês de fevereiro, a procura pelo serviço de proteção veicular registrou crescimento significativo na comparação com janeiro.
No mês de fevereiro, a procura pelo serviço de proteção veicular (seguro auto) registrou crescimento de 9,4% na comparação com janeiro.
Procura por proteção veicular: veja ranking por Estados
O resultado foi ajustado proporcionalmente à quantidade de dias úteis, segundo dados do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS).
O indicador mede, mensalmente, o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa especializada em soluções de seguros e crédito.
Criado em fevereiro do ano passado, o índice é baseado em volume de cotações e surgiu da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual seria o apetite do brasileiro em proteger o seu veículo.
“O INDS dá um direcionamento do momento do mercado, o que impacta na estratégia das seguradoras, pois mensura todas as consultas de cotações feitas na nossa plataforma”, afirma Daniel Gusson, diretor comercial de Seguros da Neurotech, empresa responsável pelo índice. É preciso ponderar que nem todas as propostas são efetivadas, pois a aceitação da apólice depende de ’n’ variáveis de risco que vão impactar no seu valor”, ressalta.
Em termos anualizados, o INDS de fevereiro de 2023 apresentou aumento de 16,33%.
Todos os Estados analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento anual. O ranking de altas ficou assim:
- Rio Grande do Sul – 8%;
- Paraná – 6,76%;
- Minas Gerais – 5,63%;
- São Paulo – 4,65%;
- Rio de Janeiro – 3,37%.
Em relação ao mês de janeiro (resultado sem ajuste), todos os Estados recuaram por conta da redução de dias úteis. As maiores quedas foram registradas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que apresentaram retração acima de 20%. Em São Paulo e Paraná, a retração da demanda ficou acima de 14% e em Minas Gerais a queda foi de 11,76%.
“Além de fevereiro já ser um mês menor, este ano tivemos o feriado de Carnaval o que provoca uma distorção dos dados. Vale lembrar que, neste ano, o feriado caiu no meio do mês, entre os dias 20 e 21, enquanto no ano passado, foi entre 28 e 01 de março, afetando apenas um dia de fevereiro”, explica Gusson.
O executivo acredita que a demanda deve crescer em 2023, mas de forma moderada – pois ainda há o comprometimento da renda dos brasileiros e a venda de novos veículos tem sido impactada pela elevada taxa de juros, que aumenta o custo dos financiamentos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.