Proteção está mais cara; saiba como economizar no seguro auto em 2022

Dicas para escolher o melhor sistema antifurto para o seu carro
(Imagem: Ituran)
publicidade

Com a inflação e o custo de vida em alta, a busca pela redução de gastos mensais tornou-se a alternativa de sobrevivência para muitos brasileiros. O ponto positivo, nessa conjuntura, é a possibilidade de se reduzir custos mantendo benefícios – e é isso o que ocorre com o seguro do seu automóvel.

7 dicas para economizar no seguro do seu carro

Estudo revela que preço do seguro auto vem aumentando
Preço do seguro auto vem aumentando. (Foto: Alix)
publicidade

O primeiro passo para entender como é possível economizar no seguro auto está em compreender como são compostas as coberturas e ter em mente quais são as suas necessidades específicas.

No início da pandemia de Covid-19, o valor dos seguros de carro chegou a cair até 35%. No entanto, nos últimos meses, o preço das apólices voltou a subir. Somente no mês de abril, a alta foi de 5,3%, segundo a TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador.

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, o atual momento é propício para a busca de soluções econômicas para este item do orçamento. Trazemos as dicas a seguir, com a ajuda dos especialistas da corretora online Minuto Seguros.

publicidade

1- Entenda a sua necessidade e qual a cobertura mais adequada

Em geral, quando se  contrata um seguro compreensivo, há as chamadas coberturas básicas, que normalmente cobrem roubo e problemas como explosão e incêndio, entre outros.

No entanto, existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

publicidade

Se para você for muito importante ter um carro reserva, vale a pena ter incluir essa cobertura, bem como coberturas de vidros e quebra de acessórios. Tudo depende de uma análise para compreender o que é prioridade para você.

2- Faça cotações diversas e compare preços

Pesquise atentamente o mercado e compare preços. Não feche com a primeira proposta de seguro logo de cara. A melhor opção é escolher uma corretora que ofereça diversas opções de seguradoras. Dessa forma, você pode fazer uma análise mais criteriosa da relação custo/benefício de cada alternativa.

3- Aproveite descontos

Às vezes, é possível ter o valor da apólice reduzido ao migrar de seguro – em outras, a vantagem está na renovação da apólice com a mesma seguradora. Neste segundo caso, existe a classe de bônus, que dá ao segurado um desconto na renovação caso ele não tenha precisado acionar o seguro durante a vigência do contrato anterior.

publicidade

Fique de olho no que as seguradoras têm a oferecer, se existe algum programa ou incentivo à fidelização e quais os descontos que você pode obter.

4- Escolha uma seguradora sólida

Escolher uma seguradora que tenha solidez e boa reputação no mercado é imprescindível. É isso que garantirá a sua assistência e a certeza de ser atendido em casos de acionamento do seguro.

5- Estude se compensa aumentar a franquia ou o valor do prêmio

Entender a precificação também é essencial para saber como economizar no seguro auto. Geralmente, quando a franquia é maior, o seguro fica mais barato, em função do valor do prêmio.

publicidade

Então cabe pensar no que é mais adequado para você, como cliente, em cada momento. Prefere pagar menos pela apólice, mas no caso de um sinistro, ter que arcar com uma franquia maior? Existe planejamento para que você possa arcar com a despesa extra se isso se acontecer?

Decida com base na sua situação específica. Mas tenha também muita atenção às coberturas, para não gerar expectativas que não poderão ser pleiteadas, pelo fato de o seguro não cobri-las. Fique bem atento à sua apólice.

Hoje, o Parlamento europeu aprovou a proposta que visa a proibição dos carros a combustão no continente a partir de 2035
(Foto: Pixabay)
publicidade

6- Analise bem as opções de cobertura

Pergunte-se sempre qual é o seu estilo e a sua maneira de utilizar o veículo.

O propósito de economizar no seguro auto funciona bem para a cobertura de vidros, assistência 24 horas, guincho ilimitado, faróis e lanternas. 

Você faz viagens muito longas? Costuma ir para grandes distâncias com o seu carro? Caso a resposta seja negativa, não há necessidade de contratar um seguro com assistência de guincho ilimitada, por exemplo. É uma forma de baratear o preço final, economizando no seguro auto. 

publicidade

Mas você deve cogitar a possibilidade de incluir cobertura para vidros, lanternas e faróis. A diferença no preço final da apólice será muito pequena. Não incluir essas coberturas é uma economia mínima perto do risco de não ter a cobertura. Ou seja, caso aconteça algum acidente, o gasto será grande lá na frente.

7- Aproveite serviços e benefícios

Outra dica é aproveitar para economizar no seguro auto é a utilização de novos produtos e serviços que as seguradoras oferecem juntamente à apólice. Esses serviços e assistências nem sempre estão ligados ao seguro do carro propriamente dito.

Um seguro auto pode incluir assistências interessantes para a sua casa, trazendo uma boa economia durante o ano – por exemplo, chaveiro, encanador, eletricista, reparo de eletrodomésticos, entre outras. Para conferir se esses serviços estão incluídos no seguro, dê uma olhada na sua apólice ou fale com o seu corretor.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
4 novidades sobre seguros de carro que talvez você desconheça
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/Auto Shopping)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar