Proprietários de veículos com placa preta irregular podem ser multados

Destinada a veículos tradicionais, a placa preta pode ser incorporada a alguns modelos, porém, seu uso indevido pode gerar punição. Veja. 

Destinada a veículos tradicionais, a placa preta pode ser incorporada a modelos que seguem alguns atributos, porém, seu uso indevido pode ser punido com multa. Veja.

Identificação para carros clássicos pode ocorrer caso alguns critérios sejam atendidos (Foto: Flickr)

Placa preta nos veículos

De acordo com as leis de trânsito brasileiras, a placa preta é proposta aos modelos com ao menos 30 anos de conservação. 

Dessa forma, para ter direito à identificação personalizada, o proprietário de um ‘’veículo clássico’’ precisa garantir que seu veículo atenda a alguns critérios.

O primeiro e mais importante é a fabricação do modelo, pelo menos até 1992, assim como a filiação a um clube de automóveis antigos credenciado pelo Senatran. 

Sendo assim, quem tiver seu carro antigo identificado por placa preta sem ter realmente a possibilidade legal disso, pode ser punido. 

Carros com placa preta precisam estar em ‘’perfeito estado de uso’’ e podem ser atualizados (Foto: Pexels)

O que diz a lei

Segundo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com ‘’placa em desacordo’’ é uma infração prevista no artigo 221 do Contran, através da resolução 231/07. 

Assim, quem agir dessa forma poderá ser autuado sob infração de natureza média, com possibilidade de multa no valor de R$ 130,16, além de retenção do veículo para regularização e apreensão da placa irregular. 

Denúncia 

Tendo em vista as ações irregulares praticadas por proprietários que não atendem aos critérios de verificação da placa preta, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) criou um canal de denúncias. 

Através do meio de comunicação, a população pode revelar casos de ilegais de utilização da identificação, através de mecanismo online. 

O espaço virtual disponibilizado pela FBVA possui um formulário em que é possível apontar veículos que usam a placa preta sem autorização legal, assim como o local em que transitam. 

Juntamente com fotos e documentos (caso haja), o denunciante pode anexar documentos que deixam ainda mais robusta a queixa. 

A FBVA criou o espaço em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que também auxiliará a entidade com as investigações. 

Quem tem direito à placa preta

Em tese todo proprietário de veículo com no mínimo 30 anos de fabricação tem direito à essa identificação. 

Porém, para conferição do reconhecimento é necessário passar por uma detalhada inspeção através de órgãos autorizados. 

Além disso, o veículo deve respeitar um percentual mínimo de peças originais.

Entenda mais sobre o assunto: Colecionadores celebram 1 ano da nova placa preta Mercosul; saiba como obter

Vantagens 

Ter seu carro identificado com uma placa preta é, acima de tudo, um símbolo de reconhecimento. 

Além disso, a honraria garante algumas vantagens como: classificação como carro de coleção, isenção de IPVA e atestamento de verificação de peças do modelo. 

Com isso, o valor atribuído aos modelos clássicos com este tipo de placa tendem a ser elevados em uma negociação. 

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile