Projeto visa aumentar teto da isenção de IPVA para carros PcD em SP

O Projeto de Lei tramita desde 20 de outubro na ALESP para aumentar o teto de isenção de IPVA para carros PCD, que hoje é de R$70 mil.

Pessoas com deficiência têm isenção em carros até 70 mil reais, o que está abaixo dos valores de mercado da maioria dos veículos 0 km. Por conta disso, um Projeto de Lei tramita desde a última quinta (20), na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) para aumentar o teto de isenção de IPVA para carros PCD.

O PL 597/2022 já conta com apoio e assinatura de 24 deputados estaduais de oito partidos diferentes, propondo alterar a Lei de nº 13.296, promulgada no dia 23 de dezembro de 2008, que prevê  o tratamento tributário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Proposta prevê mais facilidade para compras de carros PCD

A proposta é aumentar o teto em questão para R$200 mil — igualando o limite de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Aprovado no início deste ano, o teto de 70 mil se mostrou ineficaz, visto que apenas três carros possuem valor abaixo do limite estipulado: o Citroën C3, o Fiat Mobi e o Renault Kwid. Com o novo teto, a compra de modelos sedãs e SUVs será viabilizada para o público PCD que poderá contar com carros mais espaçosos, ideal para pessoas com deficiência.

Em cinco anos de mercado nacional, o Renault Kwid acaba de atingir o marco de 300 mil unidades emplacadas

Renault Kwid é um dos poucos veículos dentro do atual teto de isenção para PCDs (Foto: Divulgação)

O benefício de isenção do IPVA para pessoas com deficiência contempla um limite de apenas um carro PCD Estão aptos a reivindicar este direito pessoas com deficiência intelectual, mental, sensorial ou física, além de autistas de grau leve, moderado ou severo. O veículo isento só poderá ser conduzido pelo PCD ou por tutor autorizado pelo dono do carro.

Os direitos de pessoas com deficiência obterem desconto na compra de carros não é novidade no Brasil. A primeira lei que beneficiou o público PCD é de 24 de fevereiro de 1995 e prevê desconto de até 30% na compra do veículo. 

Isenção do IPI para taxistas e PcD's é sancionada

Luta por direitos de PCDs no trânsito tem alcançado resultados com o passar dos anos (Foto: Pixabay)

Desde então a luta por mais direitos vem dando resultado, A última grande conquista foi a isenção do IPI e do ICMS para carros PCD, sancionada pelo Governo Federal em maio deste ano.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA