Projeto pretende tornar carros elétricos e híbridos mais acessíveis

O PL no Senado propõe deixar carros elétricos e híbridos mais acessíveis, zerando impostos. Preços atuais poderiam cair mais de 20%.

O projeto de lei em tramitação no Senado Federal propõe zerar o Imposto de Importação dos veículos elétricos e híbridos até 31 de dezembro de 2025. Atualmente, esses modelos são vendidos no País por valores elevados – os mais baratos custam cerca de R$ 150 mil. Sem o imposto, os valores atuais poderiam ser reduzidos em mais de 20% – assim tornando carros elétricos e híbridos mais acessíveis. Veja em detalhes o projeto.

Segundo especialista, fontes renováveis como energia solar e eólica devem ser grandes aliadas do desenvolvimento de carros elétricos

(Foto: Pixabay)

Somente no primeiro trimestre deste ano houve aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no Brasil, diz ABVE

Levantamento da Bloomberg New Energy Finança, realizado em 2021 para o European Federation for Transport & Environment – coalizão de organizações não-governamentais (ONGs) voltadas à sustentabilidade do transporte –, apontou que estes automóveis poderão ser mais baratos que os veículos a combustão até o ano de 2027.

Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente no primeiro trimestre deste ano houve aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no Brasil. 

“A maior parte desses veículos é fruto de importação. Ainda não temos a fabricação massiva desse tipo de automóvel no País e, por esse motivo, a medida de forma emergencial pode ser algo essencial para o crescimento do setor”, afirma Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em negócios internacionais.

Os carros elétricos estão em ascensão no mercado nacional, no entanto, as seguradoras possuem seguro específico para carros elétricos? Veja

(Foto: Pixabay)

Conheça o Projeto de Lei nº 403/2022, que pretende deixar carros elétricos e híbridos mais acessíveis

De autoria do senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), o Projeto de Lei nº 403 foi submetido à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado no dia 4 de março e desde então aguarda a designação de um relator. 

O objetivo do projeto é zerar a alíquota do Imposto de Importação sobre a maioria dos veículos elétricos e híbridos – pela proposta, alguns carros pagariam 2% ou 4%. A alíquota atual do imposto, incidente sobre todos os importados, é de 35%.

“O Brasil não pode e nem conseguirá ficar desconectado desse movimento positivo, que substituirá o combustível fóssil pelo renovável”, afirma o senador na justificativa do projeto, se referindo aos últimos passos da indústria automotiva mundial na direção da eletrificação da frota. 

“A popularização dos veículos elétricos é convergente com uma matriz elétrica limpa como a brasileira… os veículos híbridos estão, também, em rota convergente com tecnologias amplamente difundidas no País, pois poderão utilizar o etanol e o biodiesel, biocombustíveis limpos e muito importantes para a economia nacional e para a redução da emissão de poluentes”, justifica Irajá.

carros elétricos crescem, mas falta investimento

(Foto: Pixabay)

Para especialistas, País tem de ir além

Para Pizzamiglio, a proposta pode trazer pontos positivos, mas ainda será necessário acompanhar a variação dos preços dos insumos de produção. 

“Por mais que tenhamos uma diminuição nos impostos no produto final, que é uma ação muito bem-vinda, ainda precisamos nos atentar ao mercado”, alerta. “Ainda vivemos uma crise de semicondutores que afeta diretamente essa indústria”, lembra o executivo. 

Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev Mobility, empresa que atua em projetos de mobilidade elétrica, a medida poderá ser positiva em curto prazo. Porém ainda é necessário aumentar a produção interna dos veículos eletrificados e investir na estruturação do Brasil em longo prazo.

“Em um período maior, para termos uma real diminuição nos valores desses automóveis, precisamos aumentar a nossa produção nacional. Não somente dos veículos em si, mas de outros elementos essenciais para a produção desses modelos. O Brasil tem o potencial de ser um grande produtor de baterias, por exemplo”, explica o executivo.

Um dos pontos ressaltados pelo executivo é que a redução do preço final dos veículos só será possível caso haja uma redução nos preços dos componentes utilizados para a produção dos veículos, como é o caso dos semicondutores. 

Chery QQ irá se tronar marca independente de carros elétricos, veja os detalhes

(Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA