Projeto de Lei vai reduzir imposto sobre financiamento de veículos nos EUA

Descubra como o PL "One Big Beautiful" pode reduzir milhares em juros de carros novos nos EUA, suas restrições e quem pode se beneficiar. Entenda as novas regras para financiamento de veículos.

Uma nova proposta no Projeto de Lei “One Big Beautiful”, aprovada pelo Senado dos EUA e agora de volta à Câmara dos Representantes, promete aliviar o bolso de contribuintes americanos ao reduzir milhares de dólares em juros de financiamento de carros novos.

Projeto de Lei vai reduzir imposto sobre financiamento de veículos nos EUA

O presidente Donald Trump expressou o desejo de que a aprovação final ocorra antes de 4 de julho. Além de acelerar a remoção dos créditos fiscais federais para veículos elétricos, o projeto inclui uma seção intitulada “Sem Imposto sobre Juros de Financiamento de Carros”.

No entanto, a dedução proposta não é tão simples quanto o título sugere e vem com uma série de ressalvas importantes.

A restrição mais significativa é que o veículo a ser adquirido deve ter tido sua montagem final nos Estados Unidos. Essa exigência está alinhada com a meta do presidente Trump de aumentar a produção automotiva nacional, um objetivo que ele tem buscado também através de tarifas sobre veículos importados.

Embora algumas montadoras tenham investido na produção nos EUA, muitos veículos populares ainda são fabricados no exterior e importados para o país.

Além da origem, o projeto de lei especifica que os veículos elegíveis são aqueles “fabricados principalmente para uso em vias públicas, estradas e rodovias”, abrangendo “carros, minivans, vans, utilitários esportivos, caminhonetes ou motocicletas”.

Uma das exigências é que o carro seja fabricado nos EUA - Foto: Divulgação
Uma das exigências é que o carro seja fabricado nos EUA – Foto: Divulgação

 O veículo também deve ter um peso bruto inferior a 6.330 kg . Financiamentos para frotas, veículos comerciais que não sejam para uso pessoal, veículos com título de sucata ou usados para a produção de peças estão excluídos da dedução.

Limites de renda e valor da redução

Há também exceções baseadas na renda do contribuinte. O valor dedutível será reduzido em US$ 200 para cada US$ 1.000 em que a renda bruta ajustada do contribuinte exceder US$ 100.000. Para declarações conjuntas, o limite é de US$ 200.000 de renda.

A proposta cobre um máximo de US$ 10.000 em juros por ano fiscal. De acordo com o New York Times, apenas compradores com financiamentos de carros novos de US$ 110.000 ou mais poderiam se qualificar para a dedução máxima. Jonathan Smoke, economista da Cox Automotive, afirmou que apenas 1% dos empréstimos nos EUA ultrapassam essa marca.

O financiamento médio para carros gira em torno de US$ 43.000. Smoke estima que os compradores médios poderiam ter uma redução de US$ 3.000 no primeiro ano de um empréstimo de seis anos, embora a maioria receba uma redução de cerca de US$ 500 no primeiro ano, com o valor diminuindo a cada ano subsequente.

O projeto de lei aguarda a aprovação final da Câmara dos Representantes para então ser sancionado pelo presidente.


Comente abaixo: Você acha que essa medida realmente vai ajudar os compradores de carros nos EUA? Quais são os prós e contras dessa proposta?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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