Project M: conheça o conceito da Shell

Em parceria com a empresa de engenharia Geo Technology e com a companhia de design Gordon Murray Design, a Shell desenvolveu o Project M. Trata-se de um carro-conceito criado para atuar em grandes cidades. Apesar de ainda estar na fase de prototipagem, o veículo se mostra promissor. Uma de suas características mais chamativas é a autonomia. Segundo informações da empresa, ele consegue rodar 107 milhas por galão (172,2 km a cada 3,78 litros).

Com abertura direcionada para cima, portas oferecem espaços mais amplos para entrada e saída de passageiros | Foto: Divulgação/Shell/Justin Leighton

O compacto, que lembra vagamente modelos como o alemão smart e o francês Renault Twizy, tem 2,5 metros de comprimento, 1,35 metros de largura e 1,60 de altura. Ele consegue acomodar três pessoas.

O motorista vai sozinho em um assento centralizado na parte dianteira, enquanto os passageiros vão lado a lado nos bancos de trás. Para facilitar a entrada e a saída, as portas abrem para cima, liberando completamente o espaço lateral. Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras digitais, que mostram o lado externo do veículo em telas internas.

O carro-conceito consegue atingir uma velocidade máxima de 110 km/h, mas apresenta melhor desempenho quando está rodando em uma média de 50 a 70 km/h. Pesando apenas 550 kg, graças à carroceria de fibra de carbono reciclado, o Project M se mostra aerodinâmico na condução.

Um dos objetivos da Shell é desenvolver um carro rápido e com motor de combustão mais ecológico. Para isso, propulsor e lubrificantes trabalham em conjunto para minimizar o uso de combustíveis e diminuir as emissões de dióxido de carbônico (CO2). Segundo testes da empresa, o motor produziu quatro vezes menos emissões quando comparado a veículos comuns híbridos ou movidos a gasolina.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o Project M:

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile