Projeção: você pagaria R$ 120 mil em um Chevette elétrico?
Projeção: você pagaria R$ 120 mil em um Chevette elétrico? Veja como seria a nossa versão do cupê 100% elétrico para o mercado brasileiro.
Imagine um clássico repaginado para o futuro, um ícone que mistura nostalgia e tecnologia? Essa é a premissa por trás da nossa projeção da ressurreição elétrica do Chevrolet Chevette.
Mas em um mercado de eletrificados com cada vez mais opções, quanto custaria um Chevette EV? O que ele entregaria? Para tentar responder essas perguntas, vamos projetar como seria essa interessante combinação de passado e futuro, inspirados nos modelos elétricos da marca. Acompanhe!
Como seria o Chevette elétrico?
Visualmente, o Chevette elétrico poderia beber da fonte original do design, no maior estilo cupê que marcaram os anos 70 e 80 no Brasil. Faróis redondos ou retangulares, grade frontal minimalista e a silhueta compacto seriam elementos chave para lembrar de seus tempos áureos.
O destaque do visual fica por conta dos novos conjuntos ópticos em LED. Tanto nos faróis quanto nas lanternas traseiras adotariam a tecnologia LED, alinhando com os concorrentes da categoria.
A grade frontal, assim como os demais veículos elétricos, seria selada, com apenas sutis entradas de ar para o arrefecimento da bateria e um para-choque discreto.
Interior minimalista
Outra característica comum aos elétricos (especialmente os chineses) que o Chevette elétrico ia adotar é o interior minimalista e tecnológico, focado na tecnologia. O painel de instrumentos inspirado no Bolt EV, um painel totalmente digital e uma central multimídia de tamanho generoso (talvez entre 10 e 11 polegadas como o Bolt EUV).
Também estaria presente o seletor de marchas eletrônico, já que o câmbio manual não existe em modelos elétricos, o que libera mais espaço no console central. Também podemos esperar um ar-condicionado digital.
Motorização
A motorização do nosso Chevette elétrico tem como base o Bolt EV, com potência na faixa dos 150 a 180 cv, oferecendo uma aceleração ágil e adequada para o uso urbano e rodoviário.
A bateria, com capacidade entre 50 e 65 kWh, proporciona uma autonomia real entre 350 e 450 km com uma única recarga, dependendo do ciclo de testes.
O tempo de carregamento seria o mesmo do Bolt com bateria podendo ser carregada de 30 a 45 minutos (de 10% a 80%) em carregador rápido DC. Nos carregadores nível 1 (120 V) esse tempo chegaria a 8 horas.
Preço
Levando em consideração os preços praticados atualmente e o fato do Chevette ser um “modelo de entrada” o preço seria de R$ 120 mil na configuração mais barata, justamente para concorrer com os modelos da BYD.
Eai, o que achou do Chevette elétrico? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.