Projeção: nova Fiat Strada chega com jeitinho de picape elétrica
Projeção: nova Fiat Strada chega com jeitinho de picape elétrica. Veja como ficou a nossa concepção para a próxima geração da picape.
A terceira geração da Fiat Strada ainda não tem data de lançamento. Nós aqui do Garagem360 chutamos em 2027, mais tardar 2028, mas já sabemos algumas informações sobre a picape da Fiat e com base no que sabemos vamos fazer uma projeção com a ajuda da Inteligência Artificial (IA).
Nova Fiat Strada chega com jeitinho de picape elétrica
A próxima geração da Strada será um produto global e para atender o exigente mercado tem como construção a plataforma STLA Smart Car, a mesma do Grande Panda, que deve chegar aqui em 2026.
A nova família da de populares da Fiat já teve seus primeiros traços revelados com o Grande Panda e com quatro conceitos apresentados entre o ano passado e fevereiro deste ano.
No caso da Strada, a inspiração vem do Concept Car Dolce, exibido na Europa em fevereiro de 2024. Com base no conceito e na identidade visual adotada pela Fiat, preparamos uma projeção de como pode ser o visual da versão de produção da picape.
Nossa projeção sugere um design futurista, com elementos que remetem a veículos elétricos, embora com linhas contidas e adequadas para um modelo de produção em larga escala.
Strada híbrida e elétrica
Além das versões a combustão, podemos esperar uma Fiat Strada com motorização versátil, voltada para a eletrificação.
O atual motor 1.0 turbo, o T200 deve equipar as versões de entrada e o atual motor 1.3 aspirado deve ser deixado de lado. Se tudo correr bem, a picape pode adotar também o motor T270, o 1.3 Turbo que equipa o Fiat Fastback e Toro, além de Jeep Renegade, Commander, entre outros.
Nas versões híbridas, a picape deve adotar a tecnologia Bio Hybrid já presente no Pulse e Fastback em um sistema MHEV (Híbrido leve). Este conjunto conta com um motor a combustão 1.0 Turbo associado a um motor elétrico e uma bateria de 48 V.
As versões elétricas devem ser equipadas com o mesmo conjunto do Grande Panda europeu, mas com dois motores ou a empresa aumenta a potência dos atuais 113 cv do hatch.
A bateria de 44 kWh oferece uma autonomia de 320 km no ciclo WLTP.
O que achou da nossa projeção? Será que a Fiat vai usá-la como referência? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nova Fiat Strada 2026 terá mudanças radicais
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.